Roxa e Laranja? Essas caveiras estão enganando toda a internet

15/01/19 às 19h03

Muito provavelmente, ao olhar para as caveiras na imagem abaixo, você deve ter visto uma roxa, à esquerda, e uma outra de cor laranja, à direita. Certo? Mas e se te contássemos que essas não são suas cores reais? Que na verdade, ambas as caveiras são vermelhas?

Para você ter certeza sobre o que estamos falando, basta você isolar as listras em amarelo e azul, sobrepostas sobre as caveiras, que assim você perceberá que ambas são da mesma cor. Duvida? Faça o teste.

Roxa, laranja... vermelhas!

O que faz com que enxerguemos as caveiras de tonalidade diferente é a ilusão de Munker-White. Tal fenômeno muda nossa percepção das cores idênticas quando o objeto é colocado sob tons diferentes porém próximos. Entretanto, não se sabe ao certo como exatamente ele funciona.

De acordo com o cientista da computação, David Novick, da Universidade do Texas, em El Paso, nos Estados Unidos, a ilusão resulta no ele que chamou de "efeito de acabamento de cor".  Esse feito faz com que a imagem se direcione à cor dos objetos que estariam ao seu redor.

Como exemplo, em uma imagem em preto-e-branco, o cinza parecerá mais claro quando próximo do branco e mais escuro quando próximo do preto. Segundo neurocientistas, os sinais encarregados de retransmitir informações dos pigmentos ao nosso campo visual acabam por fazer uma espécie de cálculo que cria uma cor em algum lugar no meio.

Na ilusão, uma das caveiras é coberta por listras de cor azul, no primeiro plano, enquanto a outra por listras amarelas. Se as caveiras assumem as características do ambiente separadas, elas vão parecer de outra cor. No caso da imagem acima, vai parecer que uma é roxa e a outra laranja.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

VER COMENTÁRIOS
Via   Popular Science  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.