Quem foram os primeiros homens a povoar o Brasil?

12/09/17 às 14h05

Quando perguntamos quais foram os primeiros homens a povoarem o Brasil, todo mundo já pensa nos índios logo de cara. Mas a história não é bem assim, caros amigos, e pelo sabemos, o homem começou a habitar o Brasil bem antes dos índios.

Pois foi há mais ou menos 80 milhões de anos atrás que as Américas tinham se desprendido da África e Eurásia, tudo por causa do processo de rompimento do supercontinente da Pangeia, que começou a mais ou menos 150 milhões de anos atrás. Depois dessa separação, a América ficou isolada e com dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico. A fauna e flora da América evoluiu, e há 15 mil anos atrás, os humanos, ou melhor, Homo sapiens, começaram a adentrar as Américas.

Ao menos a ideia era essa, mas um estudo publicado na revista científica "Nature", diz que ossos de um mastodonte, com idade calculada em 130 mil anos, foram encontrados em San Diego, nos EUA. Os ossos apresentam sinais de que foram quebrados por ferramentas de pedras, o que os cientistas afirmam ter sido os hominídeos, espécies mais arcaicas que os humanos.

Essa incrível descoberta muda um pouco da ideia da cronologia da ocupação humana nas Américas, assim como o achado do sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde datação sugere que Homo sapiens habitavam a região entre 20 e 15 mil anos atrás. Para vocês terem uma ideia, análises genéticas recentes mostraram uma ligação entre os índios de tribos amazônicas atuais com populações nativas antigas da Ásia e os aborígenes australianos.

"Esperamos muito ceticismo devido à idade extrema deste sítio, mas temos evidências que acreditamos serem conclusivas de que se trata de fato de um sítio arqueológico. Estamos preparados para enfrentar este ceticismo e convidamos outros especialistas a revisitarem e estudarem depósitos e coleções de fósseis da mesma época no continente, pois as pessoas achavam que já tinham a resposta para o dilema da chegada dos humanos nas Américas e não analisaram estes materiais deste ponto de vista. Eu mesmo fiz isso até estudar o Mastodonte Cerutti (como o fóssil foi batizado em homenagem ao paleontólogo americano Richard Cerutti, que descobriu o sítio e liderou suas escavações nos anos 1990) e fui surpreendido por esta descoberta.", afirmou Steve Holen,  diretor do Centro para Pesquisa Paleolítica Americana e primeiro autor do artigo na "Nature".

Mas quando falamos do Brasil, além da descoberta feita no Piauí, evidências encontradas nas cavernas de Santa Elina, no Mato Grosso, podem também mudar essa compreensão. paleontólogos da Universidade de Cambridge fizeram uma publicação de um artigo na revista Antiquity, dizendo que existem possíveis evidências de populações na América do Sul anteriores há 12 mil anos.

As escavações no sítio arqueológico do Mato Grosso tem vestígios de caça humana aos animais Glossotherium, uma espécie de bicho preguiça gigante de mais ou menos 4 metros de altura e mais de uma tonelada, que vivia na região há pelo menos mais de 20 mil anos atrás.

Tais escavações foram feitas entre 1984 e 2004, e mostraram três grandes camadas de sedimento nos quais os pesquisadores acharam artefatos de pedras e ossos das preguiças gigantes. Existe a chance de tais objetos terem sido feitos por humanos, uma vez que apresentavam entalhes e furos. Além disso, também foram encontrados restos de fogueiras.

Existe uma teoria de que houve movimentações humanas da Ásia em direção a América pelo Estreito de Bering (espécie de ponte de gelo que se formou entre a Rússia e o Alasca durante eras glaciais), e de lá os primeiros habitantes da América teriam vindo pela costa até chegarem a América do Sul. A hipótese dos especialistas de Cambridge é que grupos cruzaram o oceano Pacífico em canoas até a costa oeste da América do Sul, no Chile. De lá, eles desbravaram o continente até as cavernas de Santa Elina, e lá se estabeleceram.

Sendo assim, caros amigos, bem antes dos índios aqui no Brasil, a hipótese é que, sendo os primeiros sinais do homem no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, ou nas cavernas de Santa Elina, no Mato Grosso, os primeiros homens que povoaram o Brasil foram os Homo Sapiens. Mas e você, tinha isso em mente ou achava que o Brasil foi povoado primeiro pelos índios? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.