Por que o mel 'nunca' estraga?

13/09/17 às 16h29

Vocês sabiam que o mel é a segunda coisa mais doce que se encontra na natureza (a primeira são as tâmaras)? Não é a toa que dificilmente podemos encontrar uma pessoa que não goste de mel~, pois aquela delícia, além de fazer um bem danado para saúde, ainda combina com muita coisa. Bom, mas não vemos aqui para ficar falando de combinações com mel, mas sim para explicar para os nossos queridos leitores o porque do mel nunca vencer.

Nós já citamos o mel na nossa matéria com as 11 alimentos que não precisam de data de validade, só que hoje vamos explicar o porque do mel ser "eterno". Alguns dizem que é por causa da forma que você guarda o mel, mas quem diz isso está completamente enganado. Isso porque existe uma série de fatores fazem com que o mel dure para sempre. Como todos vocês devem saber, o mel é um açúcar, e os açúcares são higroscópicos, o que significa que eles tem pouca água, mas podem absorver a umidade se expostos a ela.

Segundo assim, como um ser vivo ou microorganismo poderia sobreviver em um ambiente assim? Para que algo estrague, é necessário que haja algo que gere esse processo, certo? E é por isso que o mel não vence, pois ele é um péssimo hospedeiro de qualquer coisa que venha a estragar o alimento. Ao mesmo tempo, o mel é extremamente ácido, seu pH fica entre 3 e 4,5, e essa acidez toda mata os microorganismos.

O mel é feito pelas abelhas, e no processo de "fabricação", elas coletam o néctar das flores e depois o regurgitam no favo. Nesse momento, existem uma mistura com uma enzima que as abelhas tem no estômago, chamada de glicose oxidase. O néctar se decompõe em ácido glucônico e peróxido de hidrogênio, a conhecida água oxigenada, usada para limpar feridas com a intenção de matar bactérias, que também protege o mel de coisas que querem se desenvolver a partir do alimento.

Sendo assim, caros amigos, o mel nunca vence, perde o passa da validade por ser extremamente doce e ácido, impedindo que qualquer microorganismo sobreviva. Mas e aí, você já sabia que mel não estraga ou o por que disso? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.