Por que essa cidade está pintando suas ruas de branco e todas as outras deveriam seguir esse exemplo?

28/08/17 às 19h21

As mudanças climáticas ao redor do mundo provocam cenários de derretimento de gelo e aumento do nível do mar, mas criam um grave efeito nas cidades: as ilhas de calor urbanas. O termo se refere aos bolsões de calor capturados por concreto, asfalto e outros ambientes do cenário das cidades que contribuem para o calor.

Em Los Angeles - que, além de tudo, é cercada pelo deserto -, autoridades estão explorando formas criativas de combater a elevação de temperatura que bate recordes. Segundo o prefeito da cidade, Eric Garcetti, o plano é reduzir a temperatura média da cidade em até 3°F nos próximos 20 anos.

Uma estratégia para alcançar o objetivo envolve cobrir as ruas da cidade com uma substância chamada CoolSeal, uma espécie de tinta criada para refletir os raios solares. De acordo com responsáveis pela administração de Los Angeles, a ideia já tem mostrado resultados promissores.

Segundo Greg Spotts, diretor assistente do Departamento de Serviços da cidade, o revestimento foi testado pelo primeira vez em 2015, em um estacionamento de uma das regiões mais quentes da cidade. "Nós descobrimos que a área coberta em CoolSeal está dez graus (°F) abaixo da área com asfalto preto no mesmo estacionamento", explicou.

Agora, a cidade está pintando os asfaltos das ruas para combater o calor urbano. As autoridades afiram que Los Angeles é a primeira cidade a fazer isso e esperam reduzir gastos com ar condicionado e número de mortes relacionadas às altas temperaturas, por exemplo.

"Nem todo mundo tem os recursos para utilizar ar condicionado, então existe preocupação com o sofrimento de famílias de baixa renda", explicou Alan Barreca, professor de ciências ambientas da Universidade da Califórnia. "Isso me incomoda numa dimensão moral. O novo asfalto irá oferecer benefícios para todo mundo."

As autoridades acreditam que as ruas pintadas também serão mais confortáveis para animais de estimação. Uma emissora de TV local testou se os bichinhos preferiam andar em ruas tratadas ou asfalto comum e percebeu que eles preferiam os pavimentos revestidos.

Para determinar se o CoolSeal oferece bom custo benefício e como ele influencia motoristas, Spotts explica que a agência aplicou o produto em ruas escolhidas em 14 dos 15 distritos da cidade e irá monitorar e estudar os casos durante o outono.

"Nós acreditamos que mais de 10% da cidade é asfalto - isso dá 69 mil quarteirões", comentou Spotts. Existem estimativas que sugerem cobrir um terço da cidade com materiais mais frios pode provocar a redução de temperatura esperada, ainda que Los Angeles não tenha condição de alcançar toda essa área.

A redução de temperatura pode parecer pouca e o custo de obras e manutenção da pista mais clara elevados, mas alguns números sugerem que a pavimentação inovadora pode representar uma economia de até US$ 100 milhões de economia em energia, por ano. Com tantos benefícios promissores, fica difícil não apostar na alternativa para as ruas, não é mesmo?

O que você achou da ideia? Será que em breve veremos ruas mais claras ao redor de tudo mundo em favor do meio ambiente? Comente com a gente e não deixe de compartilhar a notícia!

Imagens demilked
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.