Por onde andam Chiquinho, Pitoco e Melocoton do Programa da Eliana?

11/05/16 às 17h58

Todos aqueles que tiveram sua infância na maravilhosa década de 90 sabe quanto os programas da apresentadora Eliana foram importantes, tanto na TV Record quando no SBT. E claro, seus assistentes de palco que pintavam e bordavam para divertir as manhãs da criançada.

Mais ou menos vinte anos se passaram e por onde será que andam alguns desses personagens tão marcantes? O que será que aconteceu e o que estão fazendo agora?

Hélio Eduardo Afonso, era o nome do ator que interpretava, tanto Pitoco quanto Melocoton. Ele foi "descoberto" pelo SBT quando acompanhou um amigo para um teste. Então, em 1996 foi contratado para interpretar o personagem que fazia parte do programa Bom dia & Cia, que era apresentado pela Eliana.

Pitoco e Melocoton

pitoco

Dois anos depois, em 1998, a apresentadora saiu do SBT e assinou um contrato com a Rede Record, mas não abandonou seus companheiros. Levou Hélio para ser o Pitoco, seu assistente de palco. Durante esse período, o personagem ganhou muito destaque ao lado de outro, o Chiquinho.

A parceria entre Hélio e Eliana durou até 2003, quando o programa acabou e iniciou-se Eliana na Fábrica Maluca. mas sua trajetória não parou por aí, ele também participou do programa de auditório Ed Banana e fez algumas pequenas participações no Show do Tom.

Ao final, dedicou-se a alguns projetos pessoais, principalmente com apresentações infantis. O último trabalho do ator foi protagonizando a peça O Pequeno Polegar, em 2008, que fora encenada no Teatro Ressurreição, em São Paulo, capital.

Em 2009, aos 39 anos, Hélio Eduardo Afonso, o Pitoco e Melocoton, faleceu no Hospital das Clínicas, em São Paulo. De acordo com a irmã do ator, Renata Afonso, ele sofria de Hepatite C e teve uma hemorragia interna, não resistindo.

Chiquinho

01.

Edilson Oliveira, foi ator responsável por dar vida ao personagem Chiquinho. Em 2014, quando completava dez anos do final de sua participação no extinto programa Eliana & Alegria, ele fez um apelo em rede nacional para rever a ex-colega de palco. O ator ficou afastado da televisão desde 2012, quando o programa Escolinha do Gugu foi encerrado.

Quando o programa Eliana & Alegria acabou, Chiquinho ficou sem papel na Rede Record e um tempo depois foi convidado pela TV Itapoan, afiliada da Rede na Bahia, para apresentar um programa infantil. E assim ele se mudou com esposa e filha para a cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Seu programa se chamava O Mundo do Chiquinho, apresentando-o durante seis anos.

Em 2011 foi chamado para participar da Escolinha do Gugu, também da Rede Record. Assim que seus contratos com acabaram não foram renovados pelas emissoras. Então, em 2014 ao fazer o apelo conseguiu se encontrar com sua ex-colega e fazer uma participação no quadro Fenômenos do YouTube, na edição especial de dia das crianças, do novo Programa da Eliana.

Depois disso o ator continuou a fazer apresentações em feiras e circos, interpretando seus antigos personagens como Chiquinho, Bozo e Chico Santos (uma imitação de Silvio Santos). Em uma entrevista, ele declarou: "Vivo fazendo shows e convenções. No mercado de hoje, não tem o que as crianças verem. Consigo suprir essa necessidade de divertir, porque o Chiquinho é itinerante, fecha ginásios, shopping centers". Sua média de faturamento por evento é de até 17 mil reais.

Pois é pessoal, e aí, gostaram da matéria? Sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

VER COMENTÁRIOS
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.