O que são esses zig-zags no meio do gelo, na Islândia?

24/03/17 às 15h46

Geralmente, a natureza não repete padrões em linhas retas. Claro que existem padrões, listras, espirais, esferas, manchas, etc. Mas linhas retas, especialmente em zig-zag são muito raros.

por essa razão, quando os cientistas viram padrões em zig-zag no meio de um lago congelado, na Islândia, eles não souberam exatamente o que pensar. As imagens foram registrados no lago Thingvallavatn, no Parque Nacional Thingvellir.

Os cientistas estudam padrões e formações em Gelo ao redor do mundo, mas esse padrão em particular os deixou perplexos. São 2 km de linhas em zig-zag.

No facebook, eles disseram:

"Hoje, alguémnotou um estranho padrão no gelo, que ainda não foi explicado e os habitantes da região nunca tinham visto antes. Durante os últimos 15 anos, o gelo formado sobre o lago não está tão sólido e firme devido ao aumento das temperaturas. O lago está apenas parcialmente coberto com gelo, por períodos menos curtos e de forma mais instável".

A pergunta é: se a cobertura de gelo é tão fina e instável, por quê ele não está de partindo de forma mais "aleatória"? Por que esse rompimento parece tão organizado? Foi feito por seres humanos, ou algo maior...?

Explicação

Na verdade, este é provavelmente um exemplo de um fenômeno chamado "finger rafting" ("cruzar de dedos", em português). Esse fenômeno já foi documentado algumas vezes, no mar congelado do Ártico.

Funciona assim: quando dois fragmentos finos de gelo se encontram, um tende a ir para baixo, e o outro a ficar por cima dele. E isso nem sempre acontece de forma sutil. É realmente um choque, e as marcas disso ficam registradas.

Peculiarmente, o "finger rafting" é um processo que tende a formar padrões ligeiramente simétricos, repetitivos no gelo, que vai pra cima e pra baixo, por toda a extensão. O fenômeno é nomeado porque os padrões e "encaixe" do gelo são semelhante ao "cruzar de dedos" das mãos humanas.

Isso aconteceu de uma forma excepcional na Islândia porque o gelo lá estava incrivelmente fino, o que significa que eles podem se chocar livremente.

Porém, alguns cientistas ainda ficaram com o pé atrás. O "finger rafting" jamais formaria padrões tão perfeitos. Pode ter sido algo a mais...

e então, leitor(a), o que achou da matéria? Já tinha visto algo assim antes? Acha que é natural ou obra humana? Seriam aliens? Acredita nesse tipo de coisa? Deixa pra gente nos comments (:

Via   IFL Science  
Imagens IFL Science
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.