O que é esse aracnídeo estranho que parece um cachorro?

08/11/18 às 19h05

Você deve ter lido o título da nossa matéria e se perguntado: "o que diabos tem a ver aracnídeo com cachorro?" As florestas tropicais do leste do Equador abrigam espécies um tanto curiosas. Entre elas, existe um aracnídeo bizarro que tem uma cabeça bem parecida com a cabeça de um cachorro.

A imagem desse aracnídeo foi tirada de uma série de fotografias e compartilhada no Twitter pelo escritor de Ciência, Ferris Jabr. A imagem foi feita pelo cientista e fotógrafo, Andreas Kay.

A foto foi feita ainda em 2017, mas apenas depois de ser postada por Ferris é que a imagem ficou famosa. Ficou curioso para saber mais sobre esse animal um tanto estranho? A gente conta para vocês nessa matéria.

Conheça o aracnídeo que parece um cachorro, mas não é

O nome científico desse animal é Metagryne bicolumnata, da família dos Cosmetidae, da ordem Opilião (artrópodes da classe dos aracnídeos) mas que não chegam a ser aranhas. Porém, ele é coloquialmente chamado de Bunny Harvestman. A criatura é minúscula, com seu corpo quase do tamanho de uma unha humana, e é perceptível por sua cabeça estranha que parece com um cachorro ou um coelho.

Kay revelou mais alguns detalhes dessa criatura. Segundo ele, ao contrário da crença comum, o Harvestman não tem glândulas de veneno e é absolutamente inofensivo. Ela também disse que o Harvestman estão nesse mundo há 400 milhões de anos e viviam antes mesmo dos dinossauros.

Essa espécie foi descrita pela primeira vez em 1959 pelo especialista em aracnídeos, Carl Friedrich Roewer.

No Equador, existe uma vasta biodiversidade, com mais de 1,6 mil espécies de pássaros, 4 mil espécies de borboletas e milhares de mariposas coloridas. Além disso, são mais de 500 espécies de anfíbios e 4,3 mil de orquídeas.

Agora queremos saber de você, caro leitor, já tinha visto algo parecido alguma vez na vida? Não esqueça de deixar aqui embaixo o seu comentário!

VER COMENTÁRIOS
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.