O que aconteceria se você parasse de beber água?

17/05/17 às 14h24

Não chega a ser um segredo guardado a sete chaves a informação de que todo mundo precisa beber água todos os dias. De acordo com as fontes, as sugestões podem variar de 8 a 12 copos por dia de acordo com cada pessoa e cada hábito, mas o importante é saber que a água é essencial para o funcionamento normal do corpo humano.

A água faz muito mais para nós do que apenas matar a sede. A junção de dois átomos de hidrogênio com um de oxigênio forma uma das substâncias mais vitais para o corpo ao lado do ar. Apesar de conseguir consumir a quantidade recomendada se mostrar um desafio para muita gente, ficar sem água pode comprometer - e muito! - a saúde, já que várias funções ficam prejudicadas.

Enquanto podemos passar algumas semanas sem comida, só é possível sobreviver um tempo máximo de uma semana sem água, em condições otimistas. Sendo assim, o que aconteceria com o nosso corpo se a gente parasse de beber água?

Mitchell Moffit e Greggory Brown, do canal AsapSCIENCE no YouTube, explicam que a nossa necessidade de água acontece porque ela chega a compor cerca de 65% do corpo de um adulto. "Como solvente universal, [a água] carrega nutrientes e hormônios para o corpo, regula a temperatura corporal, amortece as articulações e oferece lubrificação para os olhos", para citar algumas das funções.

Porém, nós produzimos muitos fluidos que são eliminados do corpo diariamente e é essencial que o corpo reponha esse líquido antes de começar a sofrer com a falta dele. Em média, nós perdemos de dois a quatro copos em urina, dois a oito copos em suor (a variação depende do estilo de vida e quantidade de exercícios), um a um copo e meio somente por respirar e dois terços de um copo por meio das vezes. Deu pra perceber que é extremamente importante beber água para conseguir manter o nível equilibrado e evitar problemas que não podem ser resolvidos a partir do consumo de outras coisas, não é mesmo?

Ao deixar o seu corpo sem água, mesmo o consumo de fluidos que contém o líquido, como suco, refrigerantes ou chá faz com que o cérebro detecte a mudança e crie a necessidade de beber algo imediatamente. Quando a gente não bebe água, pode começar a sentir os primeiros sinais da desidratação, como boca seca e urina escura com cheiro forte. Isso mostra que o corpo está tentando segurar mais fluidos.

Se você não bebe água suficiente, ir para o banheiro começa a se tornar um pouco dolorido. Você pode perceber que suas fezes se tornam mais secas e despedaçadas, causando dores no ânus. "A água ajuda a mover as coisas pelo sistema digestivo e ajuda na formação das fezes e da evacuação", explica Isabel Smith, especialista em nutrição.

Efeitos evidentes na aparência também podem ser percebidos com a falta de água. Rugas se tornam mais visíveis aos menores sinais de desidratação. Isso porque a água ajuda a deixar a pele saudável, resitente e viva. "Quando você não bebe água suficiente, o tecido elástico da pele pode se quebrar com mais facilidade, aumentando a presença de rugas", explica Smith. Ou seja, para ter uma aparência jovem, talvez você não precise confiar em cremes com promessas milagrosas, mas apenas investir num simples hábito saudável.

Se os efeitos físicos ainda não aparecem suficientes, vamos destacar que a falta de água também afeta diretamente no funcionamento do cérebro. Como o cérebro humano é formado por cerca de 80% de água, quando você não tem líquidos suficientes no corpo, pode sofrer seriamente com isso (quem já passou por fortes ressacas sabe muito bem do que estamos falando). "[Sem água], você se sente menos focado e encontra muito mais dificuldade para conseguir ter boas ideias", destaca a nutricionista.

Além desses efeitos, você também pode sentir muito mais cansaço, já que as células precisam de água para realizar vários processos metabólicos; pode ficar mais suscetível a ferimentos, pois a água ajuda a lubrificar as juntas e amortecer o impacto de órgãos; e seus músculos podem sofrer com lesões e cãibras, já que a água mantém o equilíbrio de sódio e potássio que ajuda a regular o fluxo de fluido dentro e fora das células.

Ficou bem claro que a água é essencial para manter o nosso corpo em perfeito funcionamento, não é mesmo? Quantos copos de água você costuma beber por dia? Será que não é a hora de mudar essa quantidade para investir na saúde?

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.