O que aconteceria se você nunca tirasse as lentes de contato?

14/07/17 às 19h59

Lentes de contato são um conforto e tanto. Isso porque algumas pessoas tem miopia e não conseguem se adaptar aos óculos. As lentes exigem um ritual, com lavar as mãos, lavar as lentes, trocar o soro, mantê-las em um local limpo, e coisas do tipo. O mais importante é ter esse hábito junto a higiene, e como todo mundo deve saber, é fundamental tirar as lentes antes de dormir.

Se você estiver usando lentes de contato agora, pergunte a si mesmo por quanto tempo elas estão aí, se você dormiu com elas e há quanto tempo as lentes estão em cima dos seus globos oculares. Bom, já pensaram no que poderia acontecer se vocês nunca tivessem tirado a lente de contato? Com certeza não seria nada bom, até porque estamos falando dos seus olhos.

Para o Dr. Jason Jedlicka, professor associado clínico na Escola de Optometria da Universidade de Indiana, a primeira coisa para entender o que aconteceria, naturalmente, seria saber como os olhos funcionam. Os olhos sãp cobertos e lubrificados por um filme lacrimal. Nos olhos existem três camadas, a superior de óleo para evitar que ses olhos sequem, uma camada aquosa para manter os olhos hidratados e a camada inferior que é a mucosa para manter as lágrimas no lugar.

Nosso corpo refresca naturalmente essa camada, mas como há lentes de contato em seus olhos, as coisas ficam complicadas. "Basicamente, se você nunca tirou suas lentes de contato, eles ficariam revestidos de proteínas, óleos, mucosas, e assim por diante. Isso provocaria a formação de um filme sobre a lente.", afirma o Dr. Jedlicka. Isso está em sua camada natural de lágrimas.

Uma vez que esse filme começa a se acumular, outras coisas podem acontecer. A primeira coisa é apenas a reação normal do seu corpo com qualquer coisa estranha, o inchaço. "Seu olho pode reagir com um evento inflamatório que tornaria os olhos sensíveis à luz", afirma o Dr.  Jedlicka. Eles ficariam vermelhos e inchados, bem parecido com a famosa conjuntivite.

[caption id="attachment_185467" align="alignnone" ] Sick woman's eyes[/caption]

A segunda coisa que poderiam acontecer é uma infecção. As bactérias podem colonizar no filme e causar uma infecção que pode variar de leve até te levar a cegueira. Uma infecção ocular poderia facilmente deixar você cego, mas isso depende muito da bactéria.

A terceira possibilidade é que o filme provoque uma reação alérgica com a parte inferior das pálpebras, o que causaria vermelhidão e coceira, pois os olhos só tem essa maneira de dizer que tem algo de errado. Agora uma quarta, quinta ou sexta possibilidade do que pode acontecer é uma combinação da maneira que qualquer desses sintomas iria afetar você. Sendo assim, seus olhos podem ficar inchados e infectados, ou infectados e exibir uma reação alérgica, ou mesmo todas essas coisas ao mesmo tempo.

Mas afinal, quanto tempo temos para tirar a lente até essas coisas acontecerem? Dr. Jedlicka explica o seguinte: "Alguns indivíduos podem experimentar este tipo de reações em apenas alguns dias, outros podem aparentemente deixar lentes por semanas e não ter essas reações." Você também pode optar pelos óculos e nunca mais se preocupar com isso.

E aí, já tinham imaginado o que poderia acontecer se nunca tirassem as lentes? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.