Num futuro próximo os seres humanos podem ser salvos por porcos, desse jeito

13/09/17 às 16h14

Vocês acreditam que os porcos pode salvar os humanos em um futuro próximo? Para quem não sabe, os porcos são um dos animais mais geneticamente modificados do mundo, e alguns foram criados para ajudar a acabar com a falta de órgãos para transplante. Pode parecer estranho, mas um grupo de cientistas, nos EUA, conseguiu eliminar um vírus presente no DNA de 37 porcos, passando por cima de um dos maiores obstáculos da doação de órgãos de animais para seres humanos. Talvez você goste da nossa matéria com as 7 criaturas vivas que patenteamos ou tentamos patentear.

Uma empresa americana de biotecnologia, chamada eGenesis, afirmou que evitar que os órgãos de suínos sejam rejeitados pelo corpo humano ainda continua sendo um grande desafio, mas segundo os especialistas, eliminar um vírus presente no DNA dos porcos foi um grande passo.

O estudo, que foi publicado na revista científica Science, iniciou com a análise de células da pele dos porcos, onde eles conseguiram identificar 25 retrovírus endógenos de porco no código genético dos animais. Tais vírus poderia escapar para infectar os tecidos dos humanos, e usando a tecnologia Crispr de edição de genes, eles conseguiram eliminar os vírus.

Depois de eliminar os vírus, os especialistas aplicaram a técnica de clonagem (a mesma usada para criar a ovelha Dolly) para colocar o material genético das células em um óvulo de porco e assim criar vários embriões. Mesmo que o processo complexo seja insuficiente, felizmente 37 leitões saudáveis nasceram.

Em entrevista a BBC, Luhan Yang (cofundadora e diretora científica da eGenesis e pesquisadora da Universidade de Harvard), diz que "estes são os primeiros porcos Perv-free (sem retrovírus endógenos de porco ), os animais mais geneticamente modificados em termos de números de alterações".

Bom, caso o transplante de órgãos de diferentes espécies realmente funcionar, isso pode diminuir consideravelmente as filas de espera por um transplante. Para vocês terem uma ideia, só nos EUA mais de 100 mil pessoas precisam de transplante de órgãos nos EUA, no Reino Unido cerca de 6,5 mil pessoas também estão nas filas. Já aqui no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, cerca de 34 mil pessoas esperam por um transplante.

Yang afirma que: "admitimos que ainda estamos nos estágios iniciais de pesquisa e desenvolvimento. Sabemos que temos uma visão audaciosa de um mundo sem escassez de órgãos, o que é muito desafiador, mas essa também é a nossa motivação para mover montanhas".

O xenotransplante de porcos, como esse tipo de transplante é conhecido, é muito promissor pelo fato de seus órgãos serem de um tamanho similar aos dos humanos, e também pelo fato dos animais poderem ser criados em grandes quantidades.  Pois bem, companheiros, pode até parecer estranho uma pessoa receber por transplante o órgão de um porco, mas também não podemos negar que isso poderia salvar a vida de muitas pessoas por aí, certo? Mas e você, qual a sua opinião sobre o assunto? Não esqueça de deixar um comentário aqui em baixo!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.