Imagens revelam exatamente como é o crescimento do cérebro de um bebê

18/05/17 às 16h20

Um projeto criado pelo The Developing Human Connectome Project (em tradução livre, "Projeto de desenvolvimento humano") revelou imagens inéditas e incríveis do desenvolvimento do cérebro de um bebê dentro da barriga da mãe.

O projeto foi criado com objetivo de fazer um mapeamento que pode ajudar a compreender como funciona o desenvolvimento dos cérebros e como surgem doenças, como distúrbios de déficit de atenção, autismo e paralisia cerebral.

As fotos permitem saber aspectos físicos e a anatomia do encéfalo a partir da 20º semana, período em que a formação do cérebro se inicia, até a 44º semana, prazo estipulado para o tempo de gestação.

As imagens foram feitas através de ressonâncias magnéticas e começaram a ser registradas em 2013 pela Universidades de Oxford e as escolas King's College e Imperial College, todas em Londres.

Pode parecer simples, mas o procedimento dura cerca de 3 horas, pois só pode ser feito enquanto os bebês dormem. Ou seja, se eles acordarem ou mexerem o exame deve ser interrompido. Os cientistas fazem várias fotos a cada segundo da crianças e as unem em imagens 3D.

Já as imagens de bebês recém-nascidos são feitas somente após a criança estar alimentada e com um pouco de tempo de nascimento. Além disso, um reajuste no sistema de funcionamento do scanner é feito para que o aparelho não faça barulho. Porém, mesmo assim, alguns bebês ainda se movem e isso faz com que as imagens fiquem desfocadas. Quando isso acontece os cientistas utilizam algumas técnicas para revisar a reprodução e deixá-la clara e sem movimentos.

O que você achou dessas novidades? Deixe a sua opinião nos comentários.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.