Faça esse teste caseiro e saiba se você tem dormido bem

16/05/17 às 17h31

Muitas pessoas sabem da importância de se ter uma boa noite de sono, porém, poucos conseguem tal privilégio. Segundo a Organizações Mundiais de Saúde (OMS), oito horas é o tempo ideal dormir durante a noite, mas devido a correria e tarefas diárias muita gente não dorme o suficiente para descansar.

Um estudo realizado mostrou que os brasileiros são os que têm as noites de sono mais curtas do mundo, cerca de 7 horas e 36 minutos. O Brasil só perde para os japoneses e cingapurianos. Outra pesquisa realizada no Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) revelou ainda que em cada três adulto americanos, um não consegue dormir o suficiente.

Nos Estados Unidos, um especialista de sono da Universidade de Chicago (EUA),  Nathaniel Kleitman, resolveu criar um teste caseiro simples para saber a quantidade de horas que as pessoas estão dormindo. Ele mostrou a técnica no documentário "A verdade sobre o sono" durante um programa da BBC apresentado por Michael Mosley. De acordo com o especialista, a técnica deve ser feita nas primeiras horas da tarde.

A avaliação permite medir a duração do sono e o período que as pessoas ficam acordadas até cair no sono. Segundo Nathaniel, para fazer o teste é muito simples, basta ter uma colher e uma bandeja de metal. E funciona da seguinte forma: a pessoa deve se deitar em um quarto silencioso e escuro, além disso, é necessário também segurar uma colher na beirada da cama. No chão deve ser colocado uma bandeja de metal.

É necessário ainda que a pessoa marque o horário que o teste foi iniciado antes de fechar os olhos. Após adormecer, a colher que está sendo segurada na mão vai cair em cima da bandeja e provocará um ruído que irá despertar a pessoa. Quando isso acontecer, o horário deve ser marcado para saber quanto tempo se passou.

Resultado:

- Se você conseguir dormir antes de cinco minutos depois de fechar os olhos, significa que tem um déficit de sono elevado.

- Se o sono ocorrer em dez minutos pode ser que você tem uma certa falta de sono.

- E se você permanecer acordado por menos de 15 minutos, quer dizer que está dormindo o suficiente.

Outra versão para o teste é programar um alarme de 15 minutos ao deitar para saber se você dorme durante esse período.

Importância de dormir bem

Segundo a ciência, a falta de ter uma boa noite de sono afeta a memória, pois é durante o sono que o cérebro transforma a memória de curto prazo em lembranças de longo prazo. Desta forma passa a existir mais espaços para a memória de curto prazo do dia seguinte.

Além disso, o sono permite que a pessoa elimine do cérebro uma substância que está relacionada com o estresse e a adrenalina. A falta de uma boa noite de descanso pode provocar emoções relacionadas à ansiedade.

Estudos também mostram que dormir menos de sete horas por dia pode duplicar o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Já para quem dorme menos de cinco horas o risco é cinco vezes maior.

Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.