Existem duas ''luas'' escondidas próximas à Terra

08/11/18 às 18h18

Todos nós estamos habituados com a lua sendo apenas uma. No entanto, desde o século passado, especula-se sobre a existência de ao menos outras duas luas. E parece que finalmente essa teoria foi confirmada. As luas são tão grandes quanto o planeta Terra, no entanto, sua estrutura não é a mesma da lua que conhecemos, talvez por isso tenha sido tão difícil obter informações sobre.

Apesar de estarem próximas de nosso planeta, apenas a 40 mil quilômetros de distância, tão próximas quanto a própria lua, foi muito difícil encontrar de fato as duas luas.

A descoberta das luas

Em 1961, o astrônomo polonês Kazimierz Kordylewski viu o que seriam as duas luas. No entanto, ninguém acreditou que isso pudesse ser verdade. Aparentemente, a possibilidade de que existiam outros satélites lunares sempre foi colocada em cheque e negligenciada pelos pesquisadores. Talvez por isso, a descoberta tenha demorado tanto para ocorrer,

Apenas agora, em 2018, um estudo possibilitou fotografar a existência dessas luas, que são inteiramente feitas de poeiras. As nuvens de poeira têm 9 vezes o tamanho da Terra, apesar disso, as partículas que as formam são minúsculas. Assim como acontece com a lua que conhecemos, quando a luz do sol reflete nessas partículas, elas brilham um pouco.

Dificuldade em encontrar as luas

Apesar de sua grande dimensão, os cientistas enfrentaram dificuldades para encontrá-las. Isso porque a luz que emitem é muito fraca. A luz das estrelas e o brilho do céu interferiram no processo de busca. Os especialistas recorreram a filtros especiais para conseguir identificar as nuvens de Kordylewski.

E não pense que para por aí, há mais pontos no espaço onde os especialistas suspeitam que possam existir outras luas. Provavelmente estão à espreita na escuridão do espaço, esperando para serem descobertas. Os cientistas vão agora aprofundar os estudos em relação às luas de poeiras e todo seu funcionamento e composição.

VER COMENTÁRIOS
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.