Este pode ser o motivo pelo qual você está sofrendo de ressaca mesmo sem beber

16/05/17 às 19h34

Quem tem o hábito de beber para se divertir, esquecer dos problemas ou apenas passar o tempo sabe que tem que tomar cuidado com um verdadeiro vilão que anda ao lado do álcool: a ressaca. Depois de uma noite de diversão e entrega às bebidas, você acorda com as piores sensações possíveis.

Tudo dói, o mundo gira e você está pronto para chorar. Tudo ao seu redor parece terrível e o corpo inteiro sente efeitos da bebida. Mas e quando esses efeitos aparecem no corpo mesmo que você não tenha consumido nenhuma gota de álcool?

Algumas vezes, os efeitos da ressaca surgem por conta de outras motivações que nada têm a ver com a bebida. Um grande vilão de sua dieta pode estar provocando problemas em seu corpo mesmo que você não esteja percebendo.

Dores nas juntas

Altas doses de açúcar podem causar inflamações no corpo, o que pode provocar dores nos músculos e nas juntas da mesma forma que uma ressaca. Isso explica porque você agorada com dores no corpo mesmo sem beber, quando consome grandes quantidades de doces ou alimentos e bebidas que contêm muito açúcar.

E o açúcar não é único vilão. Se você tem uma dieta rica em amido refinado e gorduras saturadas e baixa em ácidos graxos, ômega-3, antioxidantes naturais e fibras de frutas, legumes e grãos integrais, pode sofrer com os mesmos efeitos provocados pela ingestão de muito álcool.

Depressão

O efeito de muito açúcar no sangue também pode causar um aumento de dopamina no cérebro antes e durante o consumo. Por causa disso, se você tem muito açúcar em sua dieta, o corpo acaba produzindo menos por conta própria. De acordo com um estudo da Universidade de Utah, ratos viciados em açúcar produziam uma quantidade de dopamina antes e durante o consumo do composto assim como humanos que usam heroína. Outro efeito semelhante ao do vício em drogas faz com que os usuários fiquem no aguardo do próximo pico de açúcar no sangue, aguardando a próxima "onda".

Dores de cabeça

Vamos supor que depois de conhecer tantos efeitos negativos, você decida cortar o açúcar de sua dieta. A princípio você pode se sentir bem, mas logo em seguida você pode começar a sofrer com dores de cabeça assim como na tentativa de cortar cafeína da dieta, por exemplo.

Leia o que acontece no seu corpo quando você para de beber café.

As dores de cabeça podem ser um verdadeiro inconveniente, mas podem se tornar uma distração do que realmente está te fazendo mal.

Falta de energia

Outro efeito comum do alto consumo de açúcar é a falta de energia que toma conta do corpo entre as doses de consumo do ingrediente que passa a se tornar essencial para o corpo a partir do vício. O pico de energia que toma conta de quem consome açúcar dá a impressão de muita disposição, mas o alto consumo pode levar a um cansaço crônico por conta da ausência do ingrediente no corpo.

Balancear a quantidade de açúcar no sangue é um passo importante para recuperar a energia e a saúde. Para fazer isso, você pode buscar se hidratar regularmente, consumir proteína, grãos, vegetais e, é claro, menos doces.

Mente nublada

Um sentimento comum na ressaca é sentir que os pensamentos estão encobertos por nuvens que atrapalham o desenvolvimento das ideias. Quando você tenta eliminar açúcar da dieta, pode sentir os mesmos efeitos, pois o corpo está tentando restabelecer o funcionamento sem o ingrediente.

De acordo com o autor bestseller e especialista em doenças autoimunes Datis Kharrazian, as nuvens que tomam conta dos pensamentos são resultado de inflamações no cérebro que fazem os neurônios funcionarem mais lentamente. Porém, você pode saber que menos açúcar no sangue promove menos inflamações.

Ao alimentar o açúcar do corpo, você irá fazendo mais bem do que mal para o corpo, ainda que os primeiros dias ou semanas pareçam difíceis. Aposte em beber muita água para se manter hidratado o tempo todo. Fuja de vários tipos de comida e aposte em uma dieta balanceada.

Deu pra perceber que o açúcar pode ser um vilão tão ruim ou até pior do que o álcool, dependendo da quantidade em que é consumido, não é mesmo? Será que após conhecer os efeitos você está pronto para remover o ingrediente de sua dieta?

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.