Esse pozinho transforma água barrenta em água potável e está mudando a vida de milhares de crianças

20/07/17 às 18h05

Estimativas internacionais sugerem que cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo sofre com a falta de água potável. Aqui no Brasil, são 35 milhões de pessoas que vivem nessa condição, sem um dos direitos mais básicos para a sobrevivência, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil.

Enquanto o acesso à água potável pode parecer algo simples e óbvio para quem vive em condições de desenvolvimento, 17,3% de nossa população não consegue receber água por meio de uma rede de abastecimento e tratamento de água. Assim, a falta de água própria para o consumo acaba refletindo o nível de desenvolvimento de uma sociedade.

Na intenção de combater essas condições quase desumanas, a P&G desenvolveu um produto revolucionário que promete tratar a água de forma simples, rápida e eficaz. O P&G Sachet é um sachê de quatro gramas que pode transformar até dez litros de água suja em contaminada em bebida limpa e própria para o consumo, sem perda de volume.

Para utilizar o produto, basta abrir o sachê e despejar o pó no recipiente com água suja. Em apenas cinco minutos, a lama já começa a se agrupar e se separa da água, deixando o conteúdo praticamente próprio para o consumo.

Apesar de inovador, o P&G Sachet não foi desenvolvido para venda. A tecnologia faz parte da principal ação de responsabilidade social da empresa, o Programa Água Pura Para Crianças. No mundo, o programa já purificou mais de 7,8 bilhões e meio litros de água limpa e potável.

Por aqui, o projeto foi aplicado em seu estágio inicial no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O vale é uma das regiões mais carentes do Brasil, onde há muito sofrimento por conta da falta de fornecimento de água potável.

Desde 2014, o programa foi implantando na região e se expandiu para comunidades ribeirinhas da Amazônia, tendo beneficiado mais de 36 mil pessoas desde então. A iniciativa fornece gratuitamente os sachês do pó para a população, que só precisa de meia hora para limpar até 10 litros de água suja.

Para realizar o processo de purificação da água, o pó do P&G Sachet deve ser despejado num recipiente com até dez litros de água suja. Aí, basta mexer a mistura por cinco minutos e depois esperar mais cinco para que a sujeira se acumule no fundo. Com a separação das substâncias, basta filtrar a água de maneira simples - com uma camiseta de algodão limpa, por exemplo.

Depois de filtrar a água, é preciso esperar mais 20 minutos para que os compostos químicos responsáveis por eliminar as bactérias da água façam efeito. Com o fim do tempo de espera, a água barrenta ou contaminada já vai estar prontinha para o consumo.

Para conseguir purificar a água, o pó é composto de sulfato de ferro e cloro. O sulfato é responsável por reunir a sujeita, os metais pesados e os parasitas presentes na água, enquanto o cloro mata os vírus e bactérias do líquido, inclusive aqueles que podem causar doenças graves como cólera.

A utilização de um único sachê é suficiente para limpar até dez litros de água, quantidade recomendada para o consumo de cinco pessoas em um dia. Mesmo que o processo seja realizado num recipiente sujo, a limpeza da água será eficaz, graças à ação do produto.

Impressionante, não é mesmo? O que achou da inovação que está mudando a vida e a saúde de milhares de pessoas no Brasil e no mundo? Divulgue a invenção compartilhando o conteúdo em seu perfil!

Via   Ciclo Vivo     Estadão     Hypeness  
Imagens Ciclo Vivo
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.