Esse peixe que anda é um dos animais mais estranhamente grotescos que você vai conhecer

13/09/17 às 16h18

Nós já fizemos matérias para vocês mostrando alguns animais um tanto bizarros, como mostra a nossa lista com os 8 animais tão bizarros que só poderiam ser encontrados na Austrália ou os 7 animais assassinos que, na verdade, estão ajudando a salvar pessoas, mas nós temos certeza que vocês nunca viram nada parecido com o frogfish.

A criatura de aparência comum é conhecida por ser "mestre dos disfarces", pelo fato ter uma capacidade incrível de se camuflar. Um mergulhador conseguiu capturar um vídeo desse peixe nas águas de Lembeh, em Sulawesi na Indonésia. O frogfish, ou peixe-sapo (Antennariidae) é descrito como um "peixe com pernas", e nesse vídeo, filmado por Atsushi Sadai, de 59 anos de idade, realmente parece ter uma aparência um tanto assustadora.

Confiram o vídeo feito por Atsushi:

O curioso é que esse peixe não tem escamas, na verdade, sua parte exterior é texturizada, o que ajuda na hora de camuflar. A boca desse peixe pode se expandir para 12 vezes o seu tamanho em repouso, e o frogfish pode comer uma variedade de presas, desde outros peixes a crustáceos.

Ao longo de 29 anos, Atsushi, que é consultor de design de negócios, realizou mais de mil mergulhos ao redor do mundo, e embora ele já tenha visto o peixe, Atsushi diz que nunca tinha visto um peixe desses caminhar.

Esse peixe tem o corpo arredondado, aparentemente sem qualquer hidrodinâmica, com presença de uma grande boca curvada. Possuem nadadeiras peitorais e pélvicas modificadas como apêndices para se apoiar e segurar o substrato e até "andar" no fundo do mar.

Usam as antenas como uma isca para atrair pequenos peixes. Quando a vítima chega perto o suficiente, um rápido abrir de boca cria uma sucção e a presa é engolida rapidamente.

Esses peixes são relativamente pequenos, podendo medir até 38 cm. Algumas espécies menores podem medir no máximo 5 cm. As espécies podem ter várias cores, como preto, vermelho, laranja, amarelo, marrom, branco, roxo, verde e até alguns com manchas azuis. As cores geralmente os ajudam a mimetizar com o seu ambiente, tais como esponjas, corais e algas.

E aí, acharam um frogfish um animal realmente medonho? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.