Esse homem teve a ideia mais genial de todas para criar um App e você vai querer usar em algum momento

28/06/17 às 18h50

Sabe aqueles dias em que você simplesmente não quer lidar com outras pessoas? Momentos em que você sente a necessidade de pegar um caminho diferente do normal ou evitar algum lugar só para não precisar encontrar um conhecido? Se sabe em do que estamos falando, temos boas notícias. Agora existe um aplicativo que pode te indicar rotas perfeitas para escapar desses amigos.

O aplicativo para smartphones se chama "Hell Is Other People", inspirado numa passagem da obra do filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre. No livro "Sem Saída", o personagem Joseph Garcin diz que "o inferno são os outros" quando quer explicar que aturar pessoas que não se pode evitar é maior do que qualquer tortura. O nome do aplicativo é a tradução da frase, em inglês.

Inspirado pela citação, o desenvolvedor Scott Garner criou o experimento "anti-rede social." O aplicativo monitora os check-ins de seus amigos no Foursquare para descobrir onde eles estão e, a partir daí, cria um mapa com distâncias seguras que podem diminuir a chance de você cruzar o caminho de um conhecido.

Desenvolvimento

Scott Garner é integrante do programa de mestrado do programa de telecomunicações interativas da Universidade de Nova York e criou o aplicativo como parte dos projetos de estudo. Em seu site, ele descreve o aplicativo como uma mistura de sátira, desprezo por redes sociais e exploração das próprias dificuldades com ansiedade e fobia social.

Com o desenvolvimento do aplicativo, Scott foi capaz de caminhar por horas em Nova York sem precisar se preocupar em encontrar desconhecidos de forma inesperada e desconfortável. "Na verdade, eu odeio redes sociais", declara. "Eu tive que me cadastrar numa rede social e conversar com as pessoas para conseguir amigos e então poder evitá-los."

Curiosamente, depois de criar o aplicativo por ser antissocial, Scott acabou sendo obrigado a se socializar para comentar sobre sua criação.

Anti-rede social

A verdadeira ironia por trás do aplicativo é que o usuário que quer fugir dos encontros precisa se cadastrar na rede social Foursquare e seguir todos aqueles que deseja evitar por seu caminho. Por conta da necessidade do cadastro no Foursquare, o sistema ainda não é perfeito. Já que se baseia nos check-ins feitos na rede, o aplicativo só funciona bem se as pessoas que você quer evitar têm o hábito de marcar os lugares que visitam.

Depois de permitir que Hell Is Other People acesse sua conta no Foursquare, o usuário irá ver um mapa da região em que está com o destaque para os mais recentes check-ins realizados na região e apresentar zonas seguras para o trânsito. Nos pontos de destaque, é possível ver quem realizou o check-in, quando e onde, para ver se realmente é preciso evitar a região.

Scott percebeu que a falha do aplicativo está em não conseguir mostrar a posição de amigos que não usam o recurso de check-in com frequência. Enquanto seu sistema pretende oferecer recursos e informações para pessoas independentes, acaba sendo dependente de outros para funcionar adequadamente. "Eu odeio fazer coisas que dependem de outras pessoas, porque elas são imprevisíveis e não confiáveis", explica.

Por conta do problema já declarou que pretende incorporar dados de outras redes sociais, como check-ins do Facebook ou postagens geolocalizadas de outros sites, permitindo que o aplicativo ofereça uma visão mais completa das zonas seguras.

E aí, ficou com vontade de instalar o aplicativo para fugir de pessoas indesejadas?

Via   The Mary Sue     PEGN     HuffPost  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.