Esse foi o maior dinossauro que existiu descoberto até agora

13/09/17 às 17h47

Quem é que nunca ouviu uma boa história ou viu um bom filme sobre dinossauros? Acredita-se que essas criaturas habitaram o Planeta Terra há cerca de 230 milhões de anos atrás, no início da era Jurássica. Eram compostos por diversas espécies, sendo que alguns deles eram herbívoros, enquanto outros eram carnívoros... Tudo indica que eram de dar medo mesmo!

Mas será que você já se perguntou qual foi o maior de todos os dinossauros que habitaram a Terra? Desde muito tempo atrás, muitas histórias falam sobre o Tiranossauro Rex, ser o maior que já viveu, e por isso sempre é tão temido e figura carimbada de muitos filmes de ficção científica que tratam da temática, por exemplo. Será que ele realmente foi o gigante entre os dinossauros? Bom, não é o que recentes descobertas mostram.

Fósseis encontrados no ano de 2012, na região da Patagônia, revelaram uma criatura gigante, que poderia dar muitas vezes o tamanho de um T-Rex. Os pesquisadores afirmam que seu peso poderia ser superior a 75 toneladas, medindo cerca de 40 metros de comprimento, o que equivale ao peso de cerca de 10 elefantes. Ainda segundo os pesquisadores, o dinossauro era o maior de um grupo intitulado como Titanossauros, marcado por seu longo pescoço.

Até pouco tempo atrás ele não tinha um nome científico definido, mas paleontólogos finalmente decidiram e seu nome é Patagotitan Mayorum. Você está se perguntando de onde vem isso? Vamos explicar! O termo Patago, vem de "Patogônia", local onde foi encontrado. Titan refere-se ao gigantesco tamanho do animal, enquanto Mayorum é apenas uma homenagem à família proprietária das terras em que os fósseis foram localizados.

Foram encontrados cerca de 6 deles, e os estudos realizados puderam concluir que eles viveram a mais de 100 milhões de anos atrás. Impressionante não é mesmo? Uma grande parte dos ossos já está exposta no Museu Americano de História Natural, em Nova York. Para se ter uma pequena noção do quão grande é, sua cabeça e pescoço ocupam um longo corredor do museu.

De acordo com Diego Pol, um dos líderes do estudo, o lendário T-Rex e outros dinossauros carnívoros parecem verdadeiros anões perto do Patagotitan Mayorum. Segundo ele, "é como se você colocasse um elefante perto de um leão".

Os titanossauros já são bastante conhecidos pelos cientistas, mas acreditavam que dentre eles, o Argentinosaurus que era o maior. Essa nova descoberta animou muito os pesquisadores, que sempre estão em busca de respostas. Pol diz que não acha que eles era de fato tão assustadores, pois seu tamanho gigante o fazia ser bem lerdo ao se movimentar.

Um dos maiores mistérios que tentam desvendar, é a razão para que o dinossauro tenha crescido tanto. Um hipótese levantada é a de que tenha ocorrido uma "explosão" de flores e plantas na época, ou seja, se existe mais comida, obviamente os animais começariam a comer mais vezes por dia e se alimentavam melhor, o que consequentemente, pode ter feito com que fossem aumentando de tamanho.

Acontece que nem todos estão realmente convencidos de que este seja o maior que já viveu. O paleontólogo Mathew Wedel, por exemplo, diz que a competição pelo maior do mundo pode ser um "vínculo de 3 vias", em que o competem o Patagotitan, o Argentinosauros e outro, chamado Puertasaurus. 

Outro paleontólogo, Kristi Curry Rodgers, que não fez parte do estudo, elogiou o trabalho desenvolvido e disse que é de suma importância para a humanidade, mas diz ainda que, como os ossos do Patagotitan mostram sinais de que não se desenvolveram completamente, pode ser um sinal de que existem dinossauros ainda maiores para descobrir.

E então pessoal, o que acharam? Impressionante, não é mesmo? Compartilha suas ideias aí com a gente, pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.