Esse é um emprego que os robôs jamais vão poder tirar de você

13/09/17 às 18h40

Atualmente vivemos um momento em que a tecnologia parece não ter limites, não é mesmo? Tanta coisa surgiu dentro de um pequeno período de 50 anos, que é até difícil colocar tudo no papel. Quem um dia poderia imaginar que a internet existiria? Que poderíamos nos conectar a alguém que está lá no Japão sem nem precisar fazer uma longa viagem? Que um dia o sinal analógico seria desligado? Ligações, vídeos, televisões, celulares, enfim... Muita coisa mudou de uns tempos pra cá.

Embora seja realmente muito bom ter maior acessibilidade e poder executar algumas tarefas de formas muito menos pesarosas, existe um "medo moderno" que ainda é compartilhado por muita gente. Qual seria ele? Perder o trabalho para um robô! Pois é, pode parecer algo maluco mas não está fora do contexto em que vivemos. Um belo exemplo de que podemos sim ser substituídos por máquinas, é a própria Revolução Industrial, que embora tenha trazido mais benefícios para as grandes indústrias e para a população em si, a automação ainda provocou o desemprego de milhares de pessoas.

Se você não acredita muito em tudo isso, escrevemos uma matéria que pode acabar te convencendo! Você pode querer conferir 7 avanços na tecnologia artificial que são de dar medo, vale a pena! Bom, tudo indica que estamos apenas começando a sofrer com os impactos da automação, de acordo com o que diz o professor Ed Hess, de uma universidade da Virgínia. Ele ainda diz que "dezenas de milhões" de empregos correm perigo. Apenas para se ter uma ideia, 5 milhões de empregos já foram substituídos nos Estados Unidos nos últimos anos! É, parece que não vai ser fácil...

Mas você já parou pra pensar qual seria o emprego que um robô não seria capaz de substituir? Aquele que envolve negociação, percepção social, persuasão, originalidade, cuidados manuais, artes plásticas, ou algo do tipo. Esse certamente será um emprego que não poderá ser tomado de você tão fácil assim, tendo apenas 9% das chances. Trabalha com coisas semelhantes? Então já pode ficar feliz!

Geralmente as atividades que envolvem criatividade são mais difíceis de serem executadas por uma inteligência artificial, e por mais que um dia possam, é bem provável que não seja tão eficiente quanto se fosse executado por um humano.

Até então as máquinas executam um ótimo trabalho quando se trata do operacional, a exemplo de otimizar rotas para o transporte ferroviário, interpretar resultados, codificar informações, enfim - e precisamos sim admitir que nessas ocasiões podem ser mais eficientes que os humanos, sem contar que geram menos custos, o que pode ser muito mais vantajoso para uma empresa.

Existem ainda outros dois setores em que a atividade humana é muito importante, sendo praticamente impossível que sejamos substituídos: a área da educação e da saúde.

E então pessoal, o que acharam? Fazem parte do seleto grupo de pessoas que, provavelmente, não tem a chance de perder o emprego dentro de alguns anos? Compartilhem suas ideias com a gente, aí mesmo pelos comentários!

Via   McKinsey     BBC     Voa News  
Imagens Quantra Pexels
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.