Esse é o verdadeiro significado da estrela de cinco pontos e essa é a sua origem misteriosa

16/05/18 às 13h08

Uma estrela normalmente é cercada por grande simbologia, independente de quantas pontas ela tenha. É encarada muitas vezes como um símbolo místico e de vez em quando, erroneamente associada à rituais satânicos, feitiçaria, magia negra e afins. Por exemplo, você já deve ter escutado alguém falar que o pentagrama (cinco pontas) é um símbolo que representa satanistas ou o próprio diabo. Mas será que isso é realmente verdade?

É certo que a estrela de cinco pontas possui diversas conotações. Apesar de ser considerada como muito poderosa, a verdade é que não se sabe muito sobre suas origens. Mas o fato é que nem sempre esteve relacionada a necromancia (arte de se comunicar com os mortos) e outros rituais parecidos. Seu significado pode ser mais surpreendente do que imaginamos.

Significado

Assim como mencionamos anteriormente, não se sabe ao certo sobre suas origens, mas alguns fatos históricos que a envolvem são realmente incríveis. A começar por sua relação com a Proporção Áurea, que acabou incentivando diversos matemáticos a investigarem de forma mais profunda sobre o assunto.

Por outro lado, ela tem grande importância em diversas culturas pelo mundo e não necessariamente está associada a algo maligno. Assim, é sempre importante conhecer todas, ou pelo menos a maioria das abordagens feitas a um símbolo tão popular. O primeiro uso do pentagrama de que se tem conhecimento, foi identificado na  antiga Mesopotâmia, ali pelo ano de 3.500 antes de Cristo. Ele pode ser encontrado em diversas peças de cerâmica e segundo especialistas, era visto como uma força divina que se estendia pelo mundo. Era uma força principalmente relacionada à natureza.

Também apareceu pelas terras druidas, representando para os pagãos celtas o poder da natureza, que correspondia às cinco correntes dos rios e além disso, os cinco sentidos pelos quais poderiam adquirir conhecimento. Já para a religião hebraica, a estrela de cinco pontas aparece nos livros do Pentateuco e representa a verdade.

Enquanto isso, para os hindus e budistas, o símbolo costuma aparecer na arte tântrica, representando a perfeição. Sem contar que a estrela virada com apenas uma ponta para cima ainda poderia representar a superioridade humana. A ponta de cima representaria a humanidade, enquanto as outras, os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. É possível dizer que pelo menos até a Inquisição, tal símbolo sempre significou algo positivo.

Pentagrama sobre as perspectivas do ocultismo

Assim que chegou a Idade Média, muitas transições ocorreram e nem mesmo a estrela de cinco pontas foi perdoada. A ideia de que representa as cinco chagas de Jesus Cristo acabou sendo deixada de lado. Passou então, a ser adotada como um símbolo pagão associada também ao satanismo. Foi em uma tentativa de expurgar bruxas que o pentagrama acabou pela primeira vez, adquirindo uma simbologia negativa. Foi usado de forma invertida, o que representava o mal.

Dessa forma, o símbolo começava a aparecer cada vez mais ao longo da história. Diversos movimentos interessantes o adotaram e alguns deles, você já pode imaginar. A Maçonaria, por exemplo, que adota a estrela como sinal de força e poder. Na Cabala também pode ser encontrada como símbolo ligado à natureza de Deus, à moralidade e também às verdades humanas.

Já em 1966, Anton LaVey decidiu fundar a igreja de Satã, onde novamente a estrela de cinco pontas aparece a partir de simbologia oriunda do ocultismo. Com o pentagrama também surge a figura da cabra, para marcar o movimento.

Concluindo, este é um símbolo que sempre caminhou de mãos dadas com a humanidade, onde passou por transições e mutações, se adequando aos povos e conhecimentos destes. De forma geral, os homens tem o costume de usar símbolos conforme seu interesse. Devido a isso é que surge tanta confusão. Algo que pra você pode significar uma coisa, pode não ter o mesmo sentido para um amigo, por exemplo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.