Esse aplicativo permite que as pessoas cegas se sintam mais próximas do mundo visual

13/09/17 às 16h02

A tecnologia é algo realmente impressionante, não é mesmo? A cada dia que se passa, surgem novos conceitos e itens que nunca imaginávamos que um dia poderia existir, e com certeza, facilitam muito a vida humana. Existem no mundo, muitas pessoas com deficiência visual e a medicina trabalha incansavelmente por respostas para solucionar os casos mais graves.

Mas enquanto isso não acontece, felizmente elas podem contar com outros tipos de tecnologia que podem tornar seus dias mais fáceis e aumentar sua acessibilidade ao mundo. Recentemente foi lançado pela Microsoft, um aplicativo revolucionário que promete facilitar, e muito, a vida de pessoas com deficiências visuais.

O nome do tal aplicativo é Seeing Ai, e traz a proposta de "narrar o mundo" para pessoas cegas, e a única coisa que precisarão fazer é mantê-lo instalado no celular, e ainda funciona em óculos inteligentes. Um dos desenvolvedores do projeto é Saqib Shaikh, que perdeu a visão aos 7 anos de idade.

Para utilizar o aplicativo é bastante simples, basta iniciá-lo e escolher a opção pretendida, e apontar a câmera do celular para o local de onde quer se obter informações. No caso dos óculos, o projeto conta com um botão localizado em sua lateral, então a pessoa só precisa olhar para onde quiser, clicar no botão e uma foto será registrada. Conectado à serviços de nuvem, será possível descrever o objeto que o usuário estava apontando.

Este software de inteligência artificial é capaz de reconhecer desde objetos, até pessoas, neste último caso, é necessário fazer uma espécie de registro de cada um de seus amigos, por exemplo, para que ele possa identificar. Ainda consegue dizer como está o estado emocional de determinada pessoa por meio de análises de sua expressão facial, descrever sua aparência e ainda estipular uma idade. Também ajuda a identificar cédulas de dinheiro, lê rótulos e ainda pode escanear documentos... Realmente é bastante útil!

Para se ter uma ideia melhor do quanto ele é útil, a proposta é que o aplicativo possa inclusive descrever para a pessoa o ambiente em que ela se encontra, contando o que está acontecendo e quem está por perto. Funciona de forma integrada com outros aplicativos, redes sociais por exemplo, portanto, permite que você exporte para ele uma imagem do twitter e obtenha perfeita descrição do que se trata.

Muitos aplicativos já foram criados pensando neste segmento e na necessidade das pessoas com deficiência visual. Possuem sistemas que descrevem a tela do próprio aparelho através de áudio, por exemplo, mas a verdade é que nenhum se mostrou tão eficiente quanto o Seeing Ai, ao ponto de ter a capacidade de descrever inclusive, o que cerca a pessoa não só dentro do aparelho celular, mas também em seu ambiente externo. É algo consideravelmente importante, e com certeza ajuda muito  a evitar contratempos.

O vídeo abaixo mostra um pouquinho melhor como funciona o aplicativo. Está em inglês, mas se quiser utilizar a legenda em português, basta clicar no botão "detalhes", em seguida "legenda" e "traduzir automaticamente", depois basta escolher o idioma. Dá uma olhadinha!

Inicialmente o aplicativo está disponível apenas para celulares com o sistema operacional iOS e não pode ser encontrado em outro lugar, a não ser nos Estados Unidos. Não existe uma previsão certa de quando será distribuído mundo afora, a intenção é fazer alguns ajustes e melhorar ainda mais sua eficácia, mas certamente, o mundo fica aguardando ansiosamente.

E então pessoal, o que acharam? Diz aí pra gente nos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.