Essa é a consequência assustadora no corpo de um atleta após uma prova

13/09/17 às 17h30

Atletas estão sempre associados à saúde, a boa forma física e aos exercícios intensos. São indivíduos que inspiram as pessoas comuns a buscarem um estilo de vida mais saudável e menos sedentário. São a própria propaganda de uma vida mais longeva, o segredo para a eterna juventude. Certo? Bem, nem sempre. É que os atletas não costumam mostrar as consequências físicas depois de exercícios estafantes, intensos e de longa duração.

Pawel Poljanksi é um ciclista polonês que participou da competição "Tour de France". A sua colocação não foi das melhores, ele ficou no 75º lugar este ano. Mas conseguiu completar 16ª etapa da prova de ciclismo mais tradicional da França.

Foram 18 dias pedalando num total de 2.823 quilômetros percorridos. Pawel resolveu compartilhar o resultado da prova em seu corpo. Ele postou a foto de suas pernas no Instagram e as pessoas ficaram chocadas com a intensidade do sol, o desgaste físico e as veias sobressaltadas sobre sua pele.

"Depois de 16 etapas, eu acho que minhas pernas estão um pouquinho cansadas", disse o atleta, na postagem da foto.

Folha Humana

Ele parecia despreocupado para postar a imagem e dizer que suas pernas estavam "um pouquinho cansadas". Mas seus seguidores ficaram mais apreensivos e um deles até aconselhou que ele fosse a um médico.

Em outro comentário, um seguidor de Pawel o comparou a uma "folha humana". Devido a protuberância das veias saltadas como numa folha de uma planta.

O que parece anormal e nada saudável para alguns, para outros não passa de uma consequência natural e até bastante corriqueira.

O que impressiona mesmo é ver uma foto de Pawel durante as férias, alguns meses antes da competição. Suas pernas parecem normais e não lembram em nada a foto recente, logo após a prova de ciclismo.

Rob termina explicando que "A foto (de Poljanski) mostra que menos gordura corporal dá a um ciclista melhores chances de desempenho - apesar de não ser saudável." Para um Instrutor de Educação Física, Luke Worthington, não necessariamente isso significa que o ciclista tenha menos saúde.

"[É] Apenas uma indicação de quão magro o Poljanski é e também quanto sangue deve ser bombeado para o funcionamento de seus músculos" disse ele à Huffington Post.

Naturalidade

Com a repercussão da imagem assustadora, o ex-ciclista britânico, Rob Hayles, também ex-campeão mundial de ciclismo, decidiu apresentar a sua opinião diante do aspecto das pernas do polonês.

"Já vi ciclistas parecendo daquele jeito até no inverno, mesmo sem treinar," disse Rob.

Como um ciclista "tem mais força" e "geralmente seu peso é maior", explica Rob, é difícil para o atleta "acompanhar o ritmo durante uma subida". Daí a dificuldade para "equilibrar a força e o peso", o que causa um desgaste físico tremendo e exige que o sangue seja mais bombeado do que o normal.

Fica a discussão para os especialistas. É saudável ou não? O que você pensa sobre o desgaste intenso dos atletas durante essas competições exaustivas? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o assunto. Aproveite também para compartilhar a matéria.

Via   BBC     Rolling Stone     Huffington Post  
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.