Entenda toda a polêmica que a série 13 Reasons Why está envolvida

20/04/17 às 14h37

Não podemos negar que 13 Reasons Why é uma série extremamente importante por abordar temas tão pesados que poucas séries populares tiveram coragem de abordar. O grande problema é que nem todos estão vendo com esses olhos, mas sim criticando a série por ter cenas extremamente fortes, mesmo sendo voltadas para o público jovem.

Essas críticas, que partem principalmente de profissionais que tem contato com pessoas depressivas, vão diretamente a cena em que Hannah, vivida por Katherine Langford, comete o suicídio. A principal crítica é do momento em que foram mostrados os detalhes e rituais de uma pessoa que está preste a cometer um ato desses, até mesmo o ato em si. Os cortes pareceram extremamente reais e a interpretação da atriz deixou tudo ainda mais verdadeiro.

Jovens que tem tendências a serem suicidas, acabariam "se inspirando" na história da garota para fazer algo parecido.

Resposta

Obviamente a série se defendeu de todas as críticas. Segundo um roteirista Brian Yorkey, toda a cena tem um contexto para acontecer na série. Eles tomaram bastante cuidado para não a inserir sem necessidade, mas também queriam que fosse doloroso de assistir, para chocar todo mundo com a história de Hannah.

Outro roteirista da série também contou o motivo de ter colocado essa cena na série em uma carta ao Vanity. O profissional acabou confessando que em um passado não muito distante, já tinha tentado o suicídio e quando recebeu a projeto da série, viu como uma oportunidade para mostrar como esse momento realmente é. Ele ainda completa dizendo que seria irresponsável não mostrar e que discussões sobre o assunto são sempre importantes.

O autor do livro também disse que a cena não romantiza o suicídio. Também é bom lembrar que o número de pessoas que ligaram no CVV, Centro de Valirização da Vida, em busca de ajuda por estarem deprimidos e com pensamentos ruins, dobrou e muitos deles citavam a série como a gatilho para essa ligação.

Antes de ir embora, recomendamos que dê uma olhada nessas matérias para entender mais sobre a depressão: 10 ilustrações que mostram como é a vida de uma pessoa com depressão7 sintomas da depressão que poucas pessoas conhecem8 coisas que as pessoas que tem depressão não suportam mais escutar.

E aí, qual é a sua opinião sobre o assunto? Você acredita que a série romantizou o suicídio? Acredita que ela pode incentivar jovens com tendências suicidas a tomar decisões erradas? Acredita que a série está melhorando a vida das pessoas? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Victor Prado
Passa na zoeira que aqui não tem limites, gold elohell no lolzin, minha playlist do Spotify destruiria sua vida social, de David Bowie a Vai Embrazando de Pokémon a Game of Thrones aqui é Vitão eclético. Homão da Porra. Instagram: victorh.prado
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.