Entenda porque algumas crianças entre 3 e 10 anos podem ter tantas dores nas pernas

02/01/19 às 13h22

Alguma vez seu filho se levantou durante a madrugada reclamando de dores nas pernas? Ou ao final do dia manifestou estar sentindo as pernas cansadas? Caso as respostas sejam positivas, estas crianças podem estar sofrendo de dores do crescimento. Elas afetam crianças entre 3 e 10 anos de idade.

Apesar do nome, ainda não foi provado que as dores ocorram devido ao crescimento de fato. Essas dores ocorrem repentinamente. Muitas vezes as crianças estão dormindo e acabam acordando sentindo dores nas coxas, panturrilhas e até mesmo nos tendões.

A dor do crescimento

Muitos a descrevem como se os ossos estivessem doendo. Suspeita-se que o nome "dor do crescimento" tenha surgido por tal descrição. Isso porque dá a impressão de que as dores se originam de um osso em crescimento. Apesar dos pesquisadores não saberem ao certo o que as causa, acredita-se que a postura errada, fadiga dos músculos e o desequilíbrio entre o crescimento dos ossos e músculos possam ser suas causas.

Não existe nenhum tipo de exame que possa apontar as dores como causa a dor do crescimento. O que os profissionais de saúde fazem é ir eliminando doenças mais graves e sérias, até que chegam ao diagnóstico da "dor do crescimento". E por isso, é de suma importância que as crianças tenham o acompanhamento de um médico ortopedista e/ou pediatra. A fim de se evitar diagnósticos e tratamentos errôneos.

Apesar de todos os mistérios em volta de sua origem e causa, a dor do crescimento é real e não apenas  uma invenção ou mecanismo para chamar atenção dos adultos como muitas pessoas podem acabar acreditando. A tal dor costuma desaparecer exatamente como começou: repentinamente.

Às vezes, os médicos prescrevem medicações analgésicas como auxilio paliativo. Os pais e cuidadores podem aplicar massagens nas regiões afetadas e que podem vir a aliviar as dores. Sem falar que muito carinho e o amor dos papais e mamães também fazem toda a diferença para a boa saúde dos pequenos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

VER COMENTÁRIOS
Via   VIX  
Imagens pediatrio
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.