Como seria o Apocalipse para essas 7 religiões?

30/08/17 às 17h12

Certamente você conhece as famosas histórias do livro do Apocalipse, que é o último encontrado na bíblia. Por mais que nunca tenha de fato lido, é bem provável que já tenha escutado falar do Juízo Final e de toda a destruição a que poderemos ser expostos. Muitos acreditam que estamos muito próximos do fim, mas por outro lado, existem também aqueles que enxergam o Apocalipse não como o fim da humanidade, mas sim como uma nova oportunidade para continuarmos vivendo regidos pela paz.

Bom, existem ao redor do mundo uma infinidade de religiões e grande parte delas também possui doutrinas que estabelecem como será o fim de nossos dias sobre a Terra, sendo que a maioria se concentra na agonia, sofrimento e morte. Foi pensando exatamente nisso que nós aqui da Fatos Desconhecidos, separamos 7 Apocalipses de diferentes religiões e conceitos para que você dê uma olhada, e podemos confessar que, esperamos mesmo que eles estejam errados em suas profecias... Dá uma olhada!

1 - Frashokereti

Você já ouviu falar em uma religião chamada Zoroastrismo? Julgamos que não, até porque, é pouco conhecida mesmo mas, segundo pesquisas, possui o apocalipse religioso mais antigo da história mundial. A religião também é conhecida por nomes como masdeísmo ou parsismo e foi fundada pelo profeta Zaratustra (que mais tarde ganhou o nome de Frashokereti), na antiga Pérsia. Segundo relatos de alguns historiadores, os ideais da religião acabaram influenciando o cristianismo, judaísmo e até mesmo o próprio islamismo.

Mas então, como seria o apocalipse para eles? Bom, de acordo com sua doutrina, o mundo passará os últimos milênios cada vez mais em decadência, onde mencionam que o sol ficará "manchado" e provavelmente, fará com que a vida em si não se desenvolva de forma tão natural. As culturas irão parar de crescer e os homens maus que habitam a Terra acumularão cada vez mais riquezas, sendo que todos ainda serão perseguidos por uma enorme nuvem negra que traz consigo uma chuva de "criaturas muito mais nocivas do que a água". Notou alguma semelhança com o que conhecemos?

Bom, talvez o pior ainda esteja por vir: Ainda segundo a doutrina, um enorme cometa chamado Gochihr irá cair sobre nosso planeta formando um imenso rio de lava ardente. Aqueles que forem pecadores irão arder em agonia, enquanto aqueles de alma pura não sentirão dor nenhuma. Os sobreviventes se tornarão imortais e neste momento, todos passarão a falar a mesma língua.

2 - Os Sete Sóis

Os Sete Sóis fazem parte de um sermão dado por Buda ao seu povo, onde pregava sobre como seria o fim dos tempos a partir da visão de sua religião, utilizando a mais antiga das escolas budistas, chamada Teravada, para falar com a população. De acordo com a doutrina, outros 6 sóis irão aparecer em nosso céu com o poder de destruir lagos, rios e até mesmo os oceanos, o que acabaria fazendo com que nosso planeta fosse cozido. E como tudo sempre pode ficar pior, um deles ainda cairia sobre nós em uma espécie de bola de fogo, arrasando tudo que encontrasse pelo caminho. Que final, hein?

3 - A estrela azul Kachina

De acordo com a mitologia Hopi, nosso mundo surgiu logo depois de uma entidade chamada Tawa destruir um Terceiro Mundo por meio de uma enorme inundação, algo que poderia se assemelhar ao dilúvio citado na bíblia. O povo Hopi supostamente teria ganhado tábuas sagradas, um total de 4, sendo que cada uma delas tinha a figura de um Kachina (deus, espírito supremo) diferente. Supostamente, o um Kachina vem assumindo a forma de uma estrela azul, anunciando que um novo mundo se inicia.

Se você gosta de jogos de RPG, é bem provável que ache este o apocalipse mais interessante. A doutrina se baseia na existência de uma grande quantidade de mundos, onde cada um deles pode ser destruído caso a humanidade seja corrompida e apenas o povo Hopi se mantem puro, sendo levados então, para outro mundo onde tentarão tudo de novo. É como se você não conseguisse passar a fase de um jogo, ou não vencesse a luta com o chefão final. Maluco, não é mesmo?

Ainda segundo a doutrina, estamos vivendo no quarto mundo, mas já não temos mais chances e estamos condenados de qualquer forma. Nosso planeta será tomado por rios de pedra, teias de aranha gigante e ainda sofreremos com pragas, a exemplo de cobras de ferro. Os mares ainda ficarião pretos e em seguida, uma enorme estrela azul cairá até nós, destruindo tudo que resta.

4 - Kali Yuga

Para a profecia hindu, o Kali Yuga será o último período de um ciclo cósmico que envolve 4 partes, e está acontecendo atualmente. Segundo sua doutrina, a humanidade cairá em ruínas, onde perderemos completamente a moralidade e o senso social. Apenas pessoas que mantenham grandes riquezas poderão ser consideradas como bem nascidas e até mesmo a justiça e as leis serão aplicadas baseado no poder do indivíduo. Se alguém não tiver dinheiro será condenado como profano e uma grande "virtude" das pessoas será a hipocrisia.

Surgirá uma forte tendência em que o objetivo será matar mulheres e crianças. Pragas começarão a atacar, existirão falsas religiões, secas, fome... E tudo isso fará com que a expectativa de vida na Terra seja reduzida para apenas 23 anos. Será que estamos mesmo vivendo o Kali Yuga?

Bom, depois que tudo for destruído, um novo ciclo chamado Satya Yuga poderá ter início, fazendo com que os homens nascidos nele possam viver até os 10 mil anos de idade.

5 - Ragnarok

As antigas crenças escandinavas se baseavam no politeísmo e valorizavam muito mais características como a beleza, força, inteligência, ou atributos similares. Ragnarok nada mais seria do que um cruel encontro entre gigantes, deuses e monstros que acabarão perecendo. Ao contrário de outros apocalipses, nesta religião nórdica não existe a preocupação com o que acontecerá com os humanos e se realmente chegarão a sofrer com pragas, mas todo o conflito acontece entre os deuses e inimigos.

O "Crepúsculo dos Deuses", como é chamado o acontecimento que definirá o que irá acontecer, começa quando o ar se transforma em veneno e Fenrir, o temido lobo, engole as estrelas, a lua e até mesmo o sol, na tentativa de libertar seu pai, que teria como destino devorar o supremo Odin. Em seguida, Hela acaba libertando os mortos, a partir de um submundo chamado Helhin.

De forma muito rápida, toda essa série de acontecimentos se transforma na grande batalha final envolvendo os deuses nórdicos e os gigantes de gelo e fogo, sob as ordens de Loki. Enquanto Odin tenta derrotar Fenrir, ele acaba morrendo, e seu filho Thor consegue matar a serpente chamada Jormungandr (nomeada também de Midgard) mas acaba também morrendo logo depois.

Surtur, o demônio, ainda aparece e desencadeia nove reinos, fazendo com que a maioria das pessoas morram, restando apenas dois humanos que teriam o papel de repovoar a Terra enquanto os deuses que conseguiram sobreviver cuidarão deles e restabelecerão o planeta.

6 - Igreja Mórmon

Os membros da igreja acreditam que Jesus Cristo virá à Terra duas vezes, sendo que na primeira aparecerá aos líderes e membros da instituição de várias eras, e em um lugar específico: Condado de Jackson, no estado norte americano do Missouri. Já em sua segunda vinda, aparecerá em Jerusalém para estabelecer um milênio de paz e banimento para Satanás, onde tudo permanecerá pleno e tranquilo.

Assim que os mil anos se passarem, Satanás será solto e uma grande guerra terá início, onde tudo será destruído pelo fogo e a Terra será "peneirada", fazendo com que toda a maldade do mundo seja extinta. Aqueles que forem membros fiéis à igreja serão salvos de toda a destruição, e todos os que já morreram serão ressuscitados para passar pelo Julgamento Final que irá dividir todos em 3 reinos considerados divinos: Reino Telestial, Reino Terrestre e o Reino Celestial.

Joseph Smith Jr, autor de um livro da igreja e também seu vigente e líder, acabou classificando estes 3 reinos em diferentes níveis de glória: estrelas, lua e sol. As estrelas tem a ver com o Reino Telestial, visto que tem o menor brilho entre os 3, identificam aqueles que fugiram dos mandamentos e não mantiveram nenhum relacionamento com a igreja.

A lua, sendo o segundo astro mais brilhante, representa o Reino Terrestre, que identifica aqueles que andaram dentro do que a igreja prega, mas que não agiram da forma certa em sua totalidade ou não foram batizados e nem casados dentro da instituição. Já o sol está relacionado com o Reino Celestial e devido ao seu intenso brilho, o maior de todos, identifica aqueles que obedecem a todos os mandamentos e que foram batizados e casados dentro da igreja.

Ainda existirá um outro grupo nomeado de "Saídos das Trevas", que serão os que não se encaixam em nenhum dos reinos, e serão mandados para junto de Satanás, expulsos da Terra.

7 - Armagedon

Claro que não poderíamos deixar de fechar nossa lista com chave de ouro. O Armagedon, que é o apocalipse cristão, pode ser uma dos mais ricos em detalhes e também, um dos mais assustadores. O último livro da bíblia conta com detalhes o que é chamado de "Dia do Juízo Final", tendo início com a vinda de 4 cavaleiros do apocalipse, cada um trazendo um praga, e em seguida, grandes terremotos acontecerão, a lua se tornará vermelha como sangue, as estrelas começarão a cair e então o sol tomará um aspecto de cor preta.

A humanidade começará a tentar se proteger porém, anjos tocarão trombetas e haverá granizo de sangue, onde pragas, gafanhotos por exemplo, começarão a atacar por todos os lados e um terço da população já será destruída. Depois de muitos horrores, chegarão duas bestas oferecendo marcas na mão ou na face com o número 666 (ou 616, de acordo com novas descobertas) para as pessoas, no qual sem ela seria impossível comprar ou vender.

Rios e mares tomarão a consistência de sangue, e todos aqueles que adorarem o falso profeta (satanás) desenvolverão feridas pelo corpo e começarão a arder em agonia. Depois de muitas tragédias, Deus finalmente conseguirá expulsar o maligno da Terra derrotando-o, então a humanidade passará pelo julgamento onde os bons, ganharão vida eterna no paraíso construído por Deus.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem alguma outra religião cujo apocalipse não foi mencionado aqui? Compartilhem com a gente pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.