Como o Quarteto Fantástico pode ser inserido no passado dos filmes da Marvel

11/07/18 às 20h02

Nesta altura do campeonato, todo mundo já sabe que o Quarteto fantástico ainda não está nas mãos da Marvel Studios. Durante os 10 anos de existência do MCU esse era um dos maiores desejos dos fãs: ver os Vingadores ao lado de personagens como Tocha Humana e Dr. Destino. Ainda assim era praticamente inviável que esse sonho se concretizasse. A Marvel Studios é um braço da gigante Disney, e possui os direitos sobre os Vingadores. Já o Quarteto Fantástico e os X-Men são propriedades intelectuais da Marvel Comics (editora de quadrinhos), porém os seus direitos no cinema estão sob a tutela da FOX. Ou pelo menos estavam. Há mais ou menos um ano a FOX está em processo de venda.

A Comcast e a Disney brigam entre propostas e contra propostas para ver quem consegue arrebatar a gigante do entretenimento. A última oferta foi da Disney. No próximo dia 27 de julho, os acionistas da FOX irão votar para ver se o acordo com o lar de Mickey Mouse é selado. Se o resultado for positivo, Quarteto Fantástico volta para casa.

Apesar dos ventos serem favoráveis, ainda pode demorar bastante tempo para vê-los no cinema. Kevin Feige, chefão da Marvel Studios, afirmou que, mesmo com a compra efetuada, ainda pode demorar alguns anos para encontrarmos os heróis em cena. "Certamente (a compra da Fox) não impactará os filmes que já anunciamos, e provavelmente não impactará em nada durante alguns anos depois deles. Porque realmente não estamos pensando sobre isso. Estamos pensando em cumprir o que prometemos. Qualquer filme, especialmente de personagens que ainda não temos o direito até que alguém nos diga, será depois disso". Apesar desse banho de água fria, os fãs se mantem extasiados com a oportunidade. Inclusive, muito deles já estão se questionando sobre como o Quarteto Fantástico se encaixaria neste universo.

Reapresentação do Quarteto Fantástico, agora no MCU

Apesar de parecer uma tarefa difícil, a Marvel está reescrevendo sua história o tempo todo. Inicialmente, Os Vingadores pareciam ser os únicos heróis do mundo, até começar a aparecer vestígios do passado. Hank Pym e a Vespa original atuaram durante a Guerra Fria. Capitã Marvel estava aí esse tempo todo sem nunca ter sido sequer mencionada antes. Tudo é possível na Marvel. A questão é que quase todos esses eventos que vão sendo adicionados à cronologia do estúdio estavam sendo escondidos pela S.H.I.E.L.D o tempo  inteiro. É aqui que as coisas começam a se complicar.

O Quarteto Fantástico foi o primeiro time de heróis da Marvel. Na essência, eles são heróis sem máscaras, adorados pelo povo e famosos no mundo todo. Essas circunstâncias são complicadas de se adaptar, uma vez que o mundo só descobriu a existência dos heróis com o Homem de Ferro. Ainda assim essa característica não é obrigatória. Isso porque Quarteto Fantástico é sobre família. Se souberem trabalhar bem o tema familiar, facilmente podem dizer que o Quarteto Fantástico agiu anonimamente durante anos por que o mundo ainda não estava pronto para super-heróis.

Então, vamos imaginar um cenário no qual, no auge da Guerra Fria, o cientista Reed Richards (Senhor Fantástico) conduzia um perigoso experimento nas profundezas do espaço. Sem querer, expôs sua equipe aos Raios Cósmicos. Reed e seus amigos retornam à Terra transformados, mas - por causa da natureza sigilosa de seus experimentos - os militares pediram que não divulgassem seus novos poderes. Reed provavelmente ainda se tornaria uma celebridade - mas um cientista celebridade , ao invés de um super-herói celebridade. Sue (Mulher Invisível) ficaria ao seu lado, não interessada em chamar atenção. Ben (Coisa) ficaria feliz em assistir das sombras, mantendo-se fora dos olhos do público o máximo possível porque odiava ser tratado como uma aberração. Só Johnny (Tocha Humana) se irritaria sob essas condições, mas isso seria francamente uma narrativa divertida por si só. É uma ideia simples, mas que demonstra como é fácil encaixar o Quarteto Fantástico no MCU.

E onde eles estavam no últimos eventos do MCU?

É claro que essa ideia traz um outro problema. Onde está o Quarteto Fantástico hoje? Onde eles estavam quando aconteceu a batalha de Nova York? E quando Thanos apareceu na terra? Mas para isso também existe uma solução. O Quarteto Fantástico é famoso por sua pseudociência insana, com Reed Richards conduzindo incontáveis ??experimentos sobre o tecido do tempo e do espaço. Tudo o que precisamos é que um desses experimentos dê errado. Assim, o Quarteto Fantástico pode ser projetado do passado para o futuro, até o presente. Fica fácil pensar nisso quando o próximo Vingadores provavelmente irá abraçar o conceito de viagem no tempo.

Além disso, ainda existe a possibilidade de multi-versos, não é mesmo? Apesar das ideias sobre como pode acontecer essa união, ainda falta algum tempo para descobrirmos o que de fato ocorrerá. O que nos resta é esperar. E claro, torcer para o Thanos não estalar os dedos de novo.

Via   SR  
Imagens V
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.