Arquiteto transforma antiga fábrica em sua nova casa; o interior vai te deixar sem palavras!

02/03/17 às 15h30

Todo mundo sempre sonhou em ter uma mansão, ter a casa dos sonhos, uma imensa residência cheia de luxo e conforto. Pois é, mal sabemos nós que podemos realizar esse sonho a qualquer momento, mas de uma forma inusitada. Foi o que fez o arquiteto Ricard Bofill.

Ricard viu uma fábrica de cimento, em 1973, e imediatamente imaginou milhares de possibilidades.

Ele criou em sua mente um projeto chamado "La Fábrica" e o desenvolveu por quase 45 anos. A estrutura do edifício foi completamente transformada, fazendo surgir uma casa espetacular e magnífica, que deixaria qualquer um boquiaberto.

A fábrica fica perto de Barcelona. Ela funcionava durante a Primeira Guerra Mundial, e foi fechada há muitas décadas. Ricard e a sua equipa compraram as instalações, mesmo sabendo que iriam precisar fazer muitos reparos.

Depois de anos trabalhando na reforma interna do edifício, Ricard começou a cobrir o exterior da propriedade com plantas diversas. Depois, ele deu ao interior da fábrica uma nova vida, repleta de um magnífico estilo moderno.

"La Fábrica" é um projeto de vida para o arquiteto. As chaminés industriais, que enchiam o ar espanhol de fumaça, agora sustentam uma vegetação exuberante.

Veja como ficou a incrível transformação da fábrica, feita por Ricard Bofill e sua equipe:

Arquiteto

Ricard Bofill i Leví nasceu em Barcelona, Espanha, no dia 5 de dezembro de 1939. Ele é um dos arquitetos mais renomados do país, e um dos mais influentes do mundo. Ele desenvolve uma linguagem moderna na elaboração de suas obras de arquitetura e de urbanismo, focada no planeamento de cidades.

Ricard é um dos maiores representantes do estilo pós-moderno da arquitetura contemporânea. Em seus desenhos, ele procura manter linhas claras, típicas do estilo moderno, mas abandona as formas frias que caracterizam outras tendências do movimento.

Ele faz isso incorporando elementos clássicos nos seus edifícios, como colunas ou arcos. Isso, ao observador ingênuo, dão a sensação de traços familiares e entendíveis. Ricard é autor de uma extensa obra teórica, tais como "Espacio y vida", "La ciudad del arquitecto" e "El dibujo de la ciudad".

Ao longo de sua carreira, Ricard recebeu muitos prêmios e reconhecimentos. Em 1985 foi eleito membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos.

Arquitetura

O termo "arquitetura" vem do grego "arkhé" (que significa "primeiro" ou "principal") e "tékhton" (que significa "construção"). Portanto, refere-se ao processo e também ao produto, de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.

A arquitetura trata da organização do espaço e de seus elementos, em todas as instâncias. É o agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. Porém, a arquitetura normalmente é associada à organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

Como atividade humana, ela existe desde a pré-história, basicamente.

Uma definição mais precisa da Arquitetura envolve todo o design (o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território).

Com isso, o trabalho de arquitetura engloba o desenho de edificações, como prédios, casas, igrejas, palácios, entre outros edifícios.

E então, leitor(a), o que achou da matéria? Gostaria de morar numa casa/mansão como essa? Como seria a casa dos seus sonhos? Deixa pra gente nos comments (:

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.