9 coisas mais estranhas que podem ser encontradas no deserto

09/05/17 às 17h45

Os desertos são regiões onde ocorrem pouca quantidade de chuva em solos pouco férteis, por causa da situação climática que deixa a umidade baixa e não permite que a vegetação se desenvolva. Nesses locais, as temperaturas costumam ser elevadas durante o dia e a noite baixas. Estima-se que existem cerca de 50 desertos em todo o mundo, o continente africano é o local onde eles mais estão abrigados.

Quando se pensa em deserto as pessoas já imaginam muita areia, sujeira, sequidão, mas não nesses que a Fatos Desconhecidos separou para você. Descobrimos que em alguns desses locais abrigam coisas super estranhas e incomuns, como lagos, uma cidade, cinema e até mesmo uma loja famosa de sapatos e bolsas. Confira as coisas mais inusitadas que podem ser encontradas no deserto.

1 - Cinema no deserto

Quem passa pelo deserto da Península do Sinai, próximo da cidade Sharm el-Sheikh, no Egito, vai se depara com cerca de 700 assentos de cadeiras feitos com madeiras totalmente alinhados na areia do deserto. A ideia de Diynn Eadel era fazer um cinema no local, que deveria inaugurar em 1997.

2 - Uma loja Prada Marfa

As pessoas imaginam instalações de lojas em vários lugares, como no centro de uma cidade, ou em prédios comerciais, mas uma loja da Padra Marfa, famosa marca de bolsas e sapatos femininos, está localizada em um lugar bastante inusitado: no deserto do Texas.

A loja foi construída e abandonada. O plano original era deixar a instalação ser gradualmente destruída pelo tempo.

3 - Mão gigante

O Deserto de Atacama, localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, é um dos lugares mais secos e desolados da Terra. No local, abriga algo bastante inusitado: uma mão de pedra conhecida como "A mão de pedra gigante". O objeto foi inaugurado em 1992 e tem mais de 10 metros de altura. O artista Mario Irarrazabal foi o responsável pela criação da mão gigante como uma homenagem ao quão estéril, solitário e vazio é o deserto.

No Uruguai também existe uma mão como essa, inaugurada em 1982.

4 - Geleiras Artificiais

Um engenheiro construiu uma geleira artificial nas Montanhas do Himalaia, na Índia. Ele conseguiu tal coisa através de um sistema de desvio de água em pequenas piscinas que congelam em camadas de gelo. Uma vez que os meses de primavera vêm, as geleiras artificiais derretem e permiti que as pequenas cidades do deserto aproveite ao máximo o seu recurso mais valioso.

5 - Os lagos no Deserto de Badain Jaran

Geralmente quando qualquer pessoa pensa em deserto, a primeira imagem que vem a cabeça é poeira, areia e falta de água, mas não no Deserto de Badain Jaran, na China. O local tem algumas das dunas de areia mais elevadas no mundo. As chamados megadunes têm entre 660 e 980 metros de altura, e pode atingir cerca de 1.500 metros de altura. Além disso, no local possui diversos lagos que são inexplicáveis.

Segundo os cientistas, esses lagos não deveriam estar ali, pois nenhum rio os alimenta ou reabastece. E não para por aí, cerca da metade dos cem estranhos lagos no local são de água salgada, e a outra metade é de água doce.

6 -  As dunas que cantam no Deserto Badain Jaran

E por falar no deserto Badain Jaran, na China, outra coisa bastante estranha acontece por lá. Isso porque quem for no local vai se deparar com algumas dunas que cantam. Sim, é isso mesmo, elas emitem um sons estranhos e sobrenaturais. No local já foram registrados 105 decibéis.

Esse não é o único deserto que canta. O embaixador Marco Polo já havia escrito sobre um deserto que canta há anos atrás.

7 - Uma cidade no deserto

Uma cidade chamada Pioneertown foi construída em 1946 no deserto de Mojave, na Califórnia. A ideia de Gene Autry e Roy Rogers era construir uma verdadeira cidade do Oeste Selvagem inspirada na década de 1880. Alguns filmes foram gravados no local, que possui algumas lojas e cervejarias artesanais.

8 - Aspiral feita de cones de areia

Nas planícies desérticas de El Gouna, no Egito, existe uma espiral estranha que cobre mais de um milhão de metros quadrados de deserto. A instalação de arte chamada Desert Breath é um padrão espiral feita de cones de areia e buracos onde a areia foi removida. O projeto original, feito em 1997, tinha um lago no centro, que já não existe mais. Os cones estão encolhendo e os buracos estão sendo preenchidos, mas os artistas que criaram o padrão espiral já imaginavam isso.

9 - Deserto flórido

O deserto de Atacama, no Chile, possui uma coisa que poucos têm: flores. Geralmente os desertos são lugares secos, mas não no Atacama que é totalmente coberto por flores de várias cores. Esse fenômeno acontece a cada cinco a sete anos e está ligado com o El Niño - caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical.

Estima-se que exista cerca de 1.900 espécies de flores no local.

O que você achou dessa matéria? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.