8 razões científicas para você adotar um cachorro

09/06/17 às 18h17

Todo amante de cachorro sabe o que é felicidade ao chegar em casa e se deparar com o animal todo animado esperando pelo seu dono, e entende o significado de amor, mesmo, às vezes, as 'crianças' dando um certo trabalho. No entanto, é impossível os tutores não se apegarem a eles, de forma que a companhia dos cães se torna algo imprescindível.

Existe até uma frase mundialmente conhecida que diz que o cachorro é o melhor amigo do homem, porém, isso não é apenas uma simples citação, pois, segundo a ciência, conviver com um cão trás muitos benefícios. Nós da Fatos Desconhecidos resolvemos listar 8 razões científicas para você adotar um cachorro.

Entre elas está a melhora na saúde emocional e física. Com certeza, depois ler essa lista você vai se apaixonar ainda mais pelos cães. No final da matéria não se esqueça de deixar seu comentário sobre o assunto.

1 - Alivia o estresse

Estudos apontam que conviver com cachorros pode aliviar o nível de estresse e tensão. Segundo cientistas, casos específicos como crises, desastres naturais e o estresse que muitas pessoas passam dentro de escritórios são as situações em que o alívio mais acontece.

2 - Coração mais saudável

Como falamos no tópico anterior, conviver com cachorros ajuda a aliviar o estresse, além disso, os cães também podem influenciar na melhora da saúde de seus donos. Entre os benefícios está a pressão arterial mais baixa, deixando o coração de seus tutores ainda mais saudável. Estudos mostram que somente o fato de acariciar um cachorro por alguns minutos pode ajudar a acalmar o sistema nervoso.

3 - Deixa a imunidade melhor

Segundo cientistas, a convivência com os peludos deixa a imunidade melhor. Sendo assim, asma, alergias, bronquites e outras doenças que aproveitam a fragilidade do organismo podem não "atacar" com tanta facilidade os donos de cachorros. Estudos mostram ainda que os benefícios podem acontecer quando a criança ainda está no útero da mãe. Porém, especialistas ainda não conseguiram explicar o motivo e nem como de fato isso acontece. A hipótese é que as bactérias nos corpos dos animais ajudam a impulsionar o sistema imunológico de seus tutores.

4 - Impulsiona o exercício físico

Convenhamos, ter um animal em casa é a certeza de que todos os dias vai sorrir e se divertir das "artes" praticadas pelo cão. Porém, além da alegria que o cachorro proporciona, outra qualidade dos peludos é fazer com que seus donos pratiquem exercícios físicos. Pode ser a pessoa mais sedentária do mundo, mas se adotou um cachorro já pode se tornar a mais fitness do mundo.

5 - Os cachorros sabem reconhecer um sorriso

Um estudo realizado em 2016 mostrou que um cão podia ler e responder as reações nos rostos humanos, mesmo em fotografias. Os animais pode até não saber sorrir, mas eles sabem o significado do sorriso que seus tutores expõem quando são vistos.

6 - Facilidade na interação com as pessoas

Estudos mostram que os cães possuem uma mutação genética que faz com que eles tenham mais interesse nas pessoas. É por isso que os cães costumam ter uma conexão inexplicável com seus tutores. Segundo a ciência, se os animais não tivessem essa anomalia jamais seria possível educá-los.

7 - Atenção aumentada

Um estudo realizado em 2012 mostrou que as pessoas que olhavam as fotos de seus animais nos aparelhos celulares tinham mais atenção na realização de suas tarefas. As fotos de cães mais novos foram mais eficazes do que as imagens dos animais mais velhos. Segundo cientistas, isso pode acontecer porque os cachorros bebês inspiram certo tipo de emoção positiva e ativa a mente.

8 - Os animais conseguem entender palavras positivas

De acordo com cientistas, os cérebros dos cães conseguem entender e responder às vozes de seus donos, quando eles dizem palavras positivas e em tom positivo. Eles realizaram testes e descobriram que as palavras positivas que eram ditas em tom neutro não tinham o mesmo efeito.

O que você achou desses benefícios? Se você tem um cachorro, deixe a sua experiência com o animal.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.