8 incríveis cidades fantasmas que você vai querer conhecer

06/09/17 às 14h02

Vocês conhecem alguma cidade fantasma? Já visitou alguma ou ao menos passou perto? Bom, não necessariamente quer dizer que a cidade seja mal assombrada, quando falamos de cidades fantasmas, estamos nos referindo a cidades que foram abandonadas a anos, mas que as ruínas continuam lá. Pois é, e se a gente contar para vocês que até no Brasil existe uma cidade fantasma?

Algumas dessas cidades podem até não ser assombradas, mas contém histórias de podem fazer algumas pessoas perderem o sono à noite. Tendo isso em mente, nós resolvemos fazer essa matéria com uma seleção de cidades fantasmas, e temos certeza que você vai querer conhecer cada uma delas. Confiram:

1 - Oradour-sur-Glane, França

No dia 10 de junho de 1944, em meio a 2º Guerra Mundial, na vila de Oradour-sur-Glane aconteceu um verdadeiro massacre dos cidadãos franceses. Um destacamento da Waffen-SS perseguiu e matou cerca de 640 pessoas, além de ter queimado várias casas. Os homens foram fuzilados, enquanto as mulheres e crianças foram para uma igreja para serem mortos com explosivos e granadas. Alguns conseguiram fugir da cidade, outros sobreviveram por ser fingirem de mortos.

A vila foi construída nas proximidades quando a guerra terminou, porém, o presidente francês Charles de Gaulle ordenou que os restos mortais da cidade fossem deixadas lá. Dezenas de prédios, lojas, cemitérios de carros, bicicletas enferrujadas, trilhos de bondes, tudo isso ainda continua no mesmo local. Além disso, na antiga vila existe também um museu com uma coleção de relíquias e coisas que foram recuperadas nos escombros. Você teria coragem de visitar um lugar desses?

2 - Fordlândia, Brasil

E que tal uma cidade fantasma no meio da floresta amazônica? Pois bem, estamos falando da cidade de Fordlândia, que em 1927, começou a ser construída em uma enorme plantação de borracha as margens do rio Tapajós. Henry Ford, o magnata da indústria automobilística, necessitava de uma cidade como fonte permanente de borracha para fabricação dos automóveis. Ele projetou uma cidade empresarial, que tinha até piscinas, campo de golfe, bangalôs, tudo com um estilo suburbano americano. Porém, Ford teve seu experimento amaldiçoado, pois as árvores de borracha da Fordlândia foram infectadas com fungos e os operários de Ford não se conformavam com as normas da cidade, que incluía a proibição do álcool.

Confrontos entre trabalhadores brasileiros e administradores americanos ficaram comuns, e em um montim criado por causa das regras da cantina, os operários destruíram o refeitório com machados e jogaram os caminhões dentro do rio. O magnata tinha investido cerca de 20 milhões de dólares no lugar, mas o fracasso o fez ter um grande prejuízo. Sem nunca ter botados os pés no lugar, Ford vendeu a área para o governo brasileiro ainda em 1945. A mata tomou posse do lugar, mas lá ainda pode-se encontrar muitos edifícios de pé.

3 - Bodie, EUA

Na cidade de Bodie, Califórnia, o ouro foi descoberto ainda em 1859, quando a cidade tinha apenas 10 mil habitantes. Porém, como o ouro tem o poder de atrair as pessoas, muita gente foi para a cidade extrai o minério. Depois de anos, exatamente em 1942, a mina de ouro fechou. Em 1962, o Sistema de Parques Estaduais da Califórnia assumiu a cidade, mantendo o parque e a cidade fantasma do velho oeste selvagem. Os rumores dizem que qualquer pessoa que retirar um artefato da cidade será amaldiçoado.

4 - Centralia, EUA

Essa cidade foi fundada em 1866 como uma cidade mineira, e foi bastante próspera até o final desse século. Mas foi no ano de 1962 que um incêndio começou na cidade, se espalhou e queimou boa parte das casas. O curioso é que tanto tempo depois, a cidade ainda continua a queimar, e segundo fontes, o fogo pode continuar por mais 250 anos. Ta achando que é mentira? Essa matéria da BBC conta como isso é possível.

5 - Ilha Hashima, Japão

[caption id="attachment_200097" align="alignnone" ] Consonno[/caption]

Atualmente a ilha é um labirinto vazio de concreto em ruínas, quebra-mares e edifícios abandonados, porém, a ilha já foi um dos lugares mais densamente povoados do mundo. A ilha foi fundada em 1887, no litoral de Nagasaki, como uma colônia de exploração de carvão. Tempos depois, ela foi comprada pela Mitsubishi, que acabou construindo os primeiros edifícios para alojar a população que não parava de crescer.A ilha Hashima continuou entupida de pessoas, principalmente durante da 2º Guerra Mundial, quando os japoneses obrigaram milhares de prisioneiros de guerra a trabalharem nas minas.

Nos anos 50, a rocha de 6 hectares estava transbordando, com 5.200 habitantes. A maioria dos trabalhadores considerava as condições superlotadas inabitáveis, e a cidade foi imediatamente abandonada depois que a mina fechou em 1974. A ilha se transformou em uma verdadeira ruína de escadas destruídas e moradias abandonadas. Muitos prédios ainda estão repletos de televisões antigas e relíquias do século passado. Em 2009 a ilha foi aberta para turistas, e foi até inspiração como esconderijo do vilão de James Bond, em "007 - Operação Skyfall", de 2012.

6 - Consonno, Itália

Um empresário italiano chamado Mario Bagno, tentou transformar essa área em algo parecido como "Las Vegas da Itália", construindo shoppings hotéis e restaurantes. A construção foi demorada e nunca finalizada, embora tenha sido aberta ao público. Muitas coisas que foram construídas ainda permanecem de pé, mesmo que algumas estejam desmoronando. Um deslizamento de terra que aconteceu em 1976 destruiu a única entrada da cidade.

7 - Mineral De Pozos, Guanajuato, México

Essa cidade foi fundada ainda no ano de 1576, e cresceu bastante enquanto estava nos seus dias de glória. Antes de fechar sua última mina, em 1950, cerca de 17 minas de ouro e prata trouxeram empregos a cerca de 2 mil pessoas da área. No entanto, a medida que os recursos iam se esgotando, as pessoas também iam embora. Em 1950, apenas 300 pessoas ficaram por lá, e hoje parece estar abandonada.

8 - Rhyolite, EUA

Bem próximo a Las Vegas, a comunidade Rhyolite começou como uma cidade mineira em 1905, e rapidamente cresceu. Tão rápido quanto cresceu, a cidade deu uma decaída. A mina fechou em 1911, e em 1920, a cidade ficou completamente abandonada. Desde esse ano, a cidade tornou-se uma atração turística e um belo cenário para filmagem de grandes filmes.

E aí, você tem vontade de conhecer alguma dessas cidades? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.