8 coisas que você não sabia sobre os incas

11/07/18 às 18h26

Império Inca foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana. O império surgiu nas terras altas peruanas em algum momento do século XIII. Bom, já fizemos uma matéria com as 5 culturas exóticas que irão desaparecer em breve, e hoje resolvemos falar um pouco dos incas.

Muito se fala sobre visitar Machu Picchu, por exemplo, mas o quanto vocês conhecem da cultura um tanto curiosa dos incas? Tendo em mente que pouca gente conhece a cultura desse povo, resolvemos fazer essa matéria com as 8 coisas que você não sabia sobre o Incas, confiram:

1 - População Inca

Embora os incas fossem o maior império americano pré-colombiano, eles não tinham uma língua escrita. Pelo fato te não haver registros escritos, as estimativas do tamanho da população inca variam. Estima-se que a população inca tinha entre 4 e 40 milhões de pessoas.

2 - Eles praticavam deformação do crânio

Os incas, por algum motivo, praticavam algo conhecido como deformação de crânio. Basicamente, eles envolviam um pano em torno das cabeças das crianças para que ficassem alongados. Bizarro, não!?

3 - O 'correios' dos incas

O correio dos incas era entregue ao longo dessa rede de estradas por meio de mensageiros. Eles entregavam as correspondências uns aos outros usando uma espécie de sistema de retransmissão. Ah, como não existia a escrita na língua dos incas, os mensageiros tinham que memorizar as mensagens.

4 - Arquiterura

Os incas eram geniais quando o assunto é arquitetura. Bom, eles construíram edifícios sem argamassa. As construções eram, basicamente, enormes pedras que se encaixavam tão perfeitamente que não poderia ficar entre elas.

5 - Alargadores

Sim, os incas usavam uma espécie de alargador. Eles esticavam tantos os lóbulos que alguns chegavam a bater nos ombros. Na verdade, os espanhóis inicialmente os chamaram de "Orejones', que significa 'orelhas grandes'.

6 - Pontes suspensas

Os incas faziam muitas pontes suspensas, algo difícil para a época. Em um ponto da Cordilheira dos Andes, o lugar chegou a ter mais de 200 pontes suspensas. Isso aconteceu mais de 300 anos antes de qualquer ponte suspensa ser construída na Europa. Hoje, apenas uma dessas pontes permanece, a keshwa chaca, perto de Huinchiri, no Peru.

7 - Machu Picchu

Machu Picchu, também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. A cidade estava tão no alto das montanhas que só foi descoberta no ano de 1911.

8 - Homens incas

Os incas tinham uma economia planejada de maneira muito central, na qual os agricultores basicamente sabiam quanto tinham que produzir. E todo homem era essencialmente um soldado/agricultor. Os homens tinham que se casar até os 20 anos, caso contrário, uma esposa seria escolhida para eles. Os homens comuns só podiam ter uma esposa, mas os líderes podiam ter mais de uma.

Mas e você, já conhecida todos esses fatos sobre os incas? Comente!

VER COMENTÁRIOS
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.