8 coisas que todo viajante precisa saber

23/08/17 às 18h24

Realmente viajar é uma das coisas mais deliciosas que fazemos na vida. Sair da rotina, conhecer lugares, pessoas e culturas é um dos maiores privilégios que o mundo pode nos oferecer. A Fatos Desconhecidos já escreveu matérias como 19 coisas incomuns que te surpreenderiam ao viajar para outros países9 dos melhores lugares do mundo para você viajar sozinho, e nessa matéria, nós vamos dar algumas dicas para vocês.

Sabia que existem aplicativos que permitem que você encontre hospedagem em casas de pessoas por um preço bem acessível? Ou que existe uma lei que permite que jovens brasileiros de 15 a 29 anos com renda menor que dois salários viagem de graça de um estado para outro? Pois é, são coisas assim que nossa matéria vai mostrar. Então, confiram agora a nossa matéria com as 8 coisas que todo viajante precisa saber:

1 - Aplicativos para achar uma hospedagem barata

E que tal um serviço comunitário que permite pessoas anunciarem ou alugarem quartos pela internet? Pois é, existem alguns aplicativos que oferecem acomodações na casa de outras pessoas, com valores acessíveis ou não. Você pode fazer buscas por cidades, bairros, número de quartos e até estipular o preço que você deseja pagar. Quer economizar com hospedagem? Esses aplicativos são uma boa escolha!

2 - Tenha sempre seguro de saúde

Vocês sabem muito bem que imprevistos acontecem em quase todas as viagens, certo? E quando esses imprevistos envolvem saúde, pode fazer com que dê uma pesada no bolso. Para quem não sabe, existem seguros online de saúde, e a maioria deles podem ser contratados apenas apenas no período que você estará fora. Alguns cartões de crédito também oferecem esse serviço, que pode ser muito útil.

3 - Encontre promoções de passagens

Toda viagem deve ser bem planejada, e por isso uma boa dica é comprar passagens antecipadamente para que o preço seja mais em conta. Agora caso você não consiga planejar a sua vida, existem alguns aplicativos que enviam notificações quando aparecem passagens em promoção, e isso pode fazer você economizar muito dinheiro.

4 - Saiba o que pode e o que não pode ser despachado

Vocês sabiam que algumas coisas só podem ser levadas nas malas de mão e outras só na mala despachada? Pois é, essa lista mostra para vocês o que pode e o que não pode. Além disso, é preciso ter em mente cada companhia aérea tem limite de peso e dimensão de bagagem, e você paga quando esse limite é ultrapassado.

5 - Vocês sabiam que jovens tem direito a passagem interestaduais de graça?

Quem tem entre 15 e 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e fazer viagens de graça ou com desconto de um estado para outro do Brasil. Além disso, a partir desse cadastro é permitido pagar meia em shows, espetáculos e eventos esportivos.

6 - Tire cópias dos seus documentos

Como citamos no item 2, imprevistos quase sempre acontecem em viagens. Bom, e como todos vocês devem saber da importância dos documentos quando estamos viajando (principalmente fora do Brasil), é importante ter cópias dos documentos, seja uma foto no celular, no e-mail e até mesmo uma cópia impressa. Se você for roubado ou perder os documentos, os problemas serão mais fáceis de resolver.

7 - Pesquise muito

Já indicamos para vocês fazerem pesquisas de passagens e de lugares para hospedar, mas você também pode pesquisar sobre os festivais do local que você vai, sobre os lugares turísticos, as políticas de visto, avaliações dos lugares, descontos e até o clima do tempo. Antes prevenir do que remediar, concordam?

8 - Tomadas

Mas como assim, tomadas? Além de alguns lugares do mundo terem um padrão de tomada diferente do Brasil, alguns lugares do Brasil pode ter a voltagem diferente da sua. Por isso, é bom ficar atento com a voltagem dos lugares para não queimar algum aparelho eletrônico seu e se preocupar em ter um adaptador de tomada (tomadas de dois pinos retos costumam se úteis).

E aí, sabem de mais alguma dica que podemos dar para os nossos leitores? Não esqueça de deixar um comentário!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.