8 coisas que pessoas com TOC tem em comum

20/04/17 às 14h43

Sabe aquele hábito que algumas pessoas tem de fazer a mesma coisa várias vezes seguidamente? Segundo a ciência, esse "costume" tem nome, e se chama Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), geralmente caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 150 mil casos da doença por ano. A maioria das pessoas que desenvolve TOC costuma demonstrar o transtorno quando expõe o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Mas existem outros hábitos que também são bem comuns entre elas. A redação da Fatos Desconhecidos separou 8 deles, confira.

1 - Lavar as mãos constantemente

Elas lavam, relavam e lavam novamente as mãos toda hora com medo de germes. E não é só isso. Toda pessoa que tem TOC carrega consigo um gel antisséptico. Se ela tocar em algo que é considerável sujo desinfeta a mão no mesmo momento.

Ok, lavar as mãos e cuidar da higiene é algo legal e deve ser feito, mas desse jeito já é considerado um transtorno e a pessoa precisa se cuidar.

2 - Rituais de verificar as coisas

De acordo com a ciência, esse costuma atinge 30% das pessoas com TOC, e se resume em constantemente ficar conferindo as mesmas coisas, como, por exemplo, ligar e desligar a luz e voltar em casa para ter certeza que trancou a porta. Mas elas não fazem isso apenas uma vez,  repetem constantemente sempre que se lembram de fazer novamente.

3 - Organizar as coisas por cores e tamanhos

Todos gostam de manter as coisas organizadas, certo? Mas para quem tem TOC isso é mais intenso ainda. Para eles não bastam ver o guarda-roupa, por exemplo, organizado com as roupas dobradas e empilhadas, é necessário separá-las por tamanho e cores, no mínimo. Além disso, os cabides são colocados milimetricamente pensados.

4 - Não se contenta em ver algo fora do padrão

Para quem tem TOC algo fora do padrão pode se transformar no "fim do mundo" e em um absurdo sem tamanho. Para as pessoas que desenvolvem o transtorno, elas se sentem na obrigação de arrumar tudo o que, para elas, está fora do lugar.

5 - Tem uma agenda onde planeja todo o dia, mês, ano e décadas, se deixar

Se tem pessoas que são super planejadas é quem tem TOC, elas sabem o que fazer durante o seu dia, pois já decidiram isso no início da manhã ou dias antes. Geralmente quem desenvolve o transtorno obsessivo-compulsivo é controlador e deseja fazer isso com tudo a sua volta, mas quando algo foge da sua administração ou se compromete a não sair como o planejado "o mundo desaba".

6 - Não gosta de sujeira

Todo mundo acha ruim ficar em um ambiente sujo, mas para quem tem TOC isso é um desafio maior ainda. E, às vezes, elas se pegam limpando o local sem ninguém precisar pedir somente pelo sentimento de prazer.

7 - Fazer contagem é algo que faz parte de seu dia

Para uma pessoa com TOC não basta limpar algo, por exemplo, existe um padrão na sua cabeça para que de fato isso esteja mesmo limpo. Por exemplo, se não passar um pano na bancada seis vezes durante o dia significa que o local não está limpo.

 8 - Nunca pisa em listras

Elas evitam o máximo de pisar nas listras quando andam pelas ruas. Quem tem TOC acredita que algo ruim acontece se fizerem isso.

Se identificou com algum ou conhece alguém que tem esses hábitos? Comente aqui. Não esqueça também de compartilhar com seus amigos.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.