8 coisas em nosso corpo que não fazem o menor sentido

13/09/18 às 17h35

O corpo humano talvez seja uma das coisas mais complexas que existem nesse mundo. Temos o cérebro mais inteligente do planeta e nossos ossos são mais fortes que muita coisa por aí. Em compensação, temos uma quantidade incrível de coisas no nosso corpo que não fazem sentido algum. Quer um exemplo? Veja a foto acima e nos explique porque diabos os homens têm mamilos... Eles não tem nenhum propósito, a não ser estética.

E por que diabos os humanos ficam carecas? Seria pedir demais ficar a vida inteira com os mesmos cabelos do jeito que eles realmente são? São coisas assim, que não fazem sentido algum, que nós resolvemos trazer para vocês nessa matéria. Confiram:

1 - O canal de parto extremamente estreito

O canal de parto das mulheres é extremamento estreito. Isso resulta em uma dor quase insuportável e no aumento significativo do risco de morte para a mãe e filho durante o parto. O corpo da mulher é assim devido ao rápido salto da evolução de quadrúpedes para bípedes, dando as mulheres uma pelve muito estreita.

2 - A incapacidade de biossintetizar  a vitamina C

Um artigo publicado em 2010, na Nature Education, afirmou que humanos e outros primatas, bem como morcegos, não têm a capacidade de produzir vitamina C para biossintetizá-la a partir da glicose. A falta da biossíntese da vitamina C acontece por conta das mutações no gene A L- gluconolactona oxidase que é responsável pela codificação da enzima que catalisa a última etapa da biossíntese da vitamina C.

A boa notícia é que, em 2008, cientistas conseguiram com sucesso a capacidade de produzir vitamina C em camundongos. Pode ser que nós sejamos os próximos.

3 - A relação entre pelve estreita e tamanho do nosso cérebro

Além de toda dor que a pelve estreita causa nas mulheres na hora do parto, esse pequeno "defeito" não mudou nos últimos 200 mil anos. Segundo cientistas isso acaba impedindo o crescimento do nosso cérebro. Ou seja, a pelve estreita só acarreta problemas na vida dos humanos.

4 - Mamilos masculinos

Vocês já pararam para pensar por que diabos os homens têm mamilos? Essa parte do corpo está presente em todos os humanos, sejam homens ou mulheres. Porém, de todos os bilhões de homens no mundo, nenhum deles usa seus mamilos para exatamente nada, tornando essa parte do corpo inútil.

5 - Muitos ossos nos pés

O fato é que os nossos pés têm muitos ossos porque os nossos ancestrais símios precisavam de pés flexíveis para se agarrar a ramos. Porém, um dia eles saíram das árvores e começaram a andar eretos no chão nos últimos cinco milhões de anos. Com isso, os nossos pés tiveram que se tornar mais estáveis e o dedão se alinhou com os outros. O resultado? Hoje temos muitos ossos que não precisamos nos pés.

6 - Gravidez ectópica

Você sabia que nas mulheres pode acontecer uma gravidez fora do útero? Um óvulo fertilizado pode ir parar nas tubas uterinas, no colo do útero ou no ovário, causando a chamada gravidez ectópica. Antes dos avanços da medicina, mulheres com gravidez ectópica inevitavelmente morriam junto com o filho. Até hoje, em quase todos os casos, o bebê precisa ser abortado para salvar a vida da mãe.

7 - Dente siso

Os humanos normalmente têm três molares de cada lado das mandíbulas superior e inferior. Quando o nosso cérebro se expandiu em volume, a mandíbula mudou de tamanho e não deixou espaço para o terceiro molar. Esses dentes podem ter sido úteis antes de aprendermos a cozinhar e manusear alimentos, mas agora o famosos dente siso é apenas um grande problema.

8 - Calvície

Pode acontecer com qualquer pessoa, seja na adolescência ou na terceira idade. Até hoje não existe uma maneira de prevenir a calvície, que também não serve para exatamente nada. Então, por que isso acontece? De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, mais de 50% dos homens com mais de 50 anos experimentarão alguma forma de calvície.

E você, sabe de mais alguma coisa no corpo humano que não faz sentido algum? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.