8 cidades mais limpas do mundo

13/09/17 às 15h18

É bem natural que todos tenham a vontade de viver num ambiente limpo e saudável, mas infelizmente nosso planeta tem se tornado, cada vez mais, uma verdadeira lata de lixo gigante.

Enquanto a maior parte do retrato geral do mundo é pessimista nesse sentido, ainda existem lugares limpos, asseados e livres de poluição. Para chegar nessa situação, os ambientes precisaram contar com regulamentações do governo e um esforço coletivo da sociedade para tornar o ambiente sustentável.

Para te mostrar que algumas cidades realmente conseguiram cumprir a missão de se livrar da sujeira, nós fizemos esta lista com alguns dos lugares mais limpos do mundo.

1 - Genebra, Suíça

1

Genebra é famosa por ser uma das mais abundantes, confortáveis e seguras cidades do mundo, mas a lista não para aí. Além de todos esses itens, Genebra também se destaca nos campos ambientais e de organização. Uma das cidades mais limpas do mundo, Genebra é a casa de uma rede global de organizações que trabalham para um melhor desenvolvimento sustentável e proteção do meio-ambiente.

2 - Chicago, Estados Unidos

2

Com mais de 2,7 milhões de habitantes, Chicago é terceira maior cidade dos Estados Unidos, mas consegue manter a reputação de ser uma cidade limpa e amiga da natureza. Chicago já plantou mais de 2 milhões de metros quadrados de jardins em telhados, melhorando a qualidade de ar da região. Outra medida popular da cidade é o apoio ao sistema de transporte público, reduzindo as emissões de gases.

3 - Copenhague, Dinamarca

3

A capital da Dinamarca é reconhecida por ser uma das cidades mais ambientalmente amigável do mundo. Como resultado de seu compromisso com elevados padrões ambientais. Copenhague tem sido respeitada por sua economia sustentável, classificada como a cidade mais verde do mundo por duas vezes no Global Green Economy Index. Investimentos substanciais no sistema de tratamento de esgoto ajudaram a melhorar a qualidade da água nos portos, podendo ser possível até nadar na região.

4 - Honolulu, Estados Unidos

4

Com uma população de quase 340 mil pessoas, Honolulu é uma cidade isolada no Havaí, distante do continente e das grandes metrópoles. Talvez por conta de seu isolamento, Honolulu e quase todas as outras cidades do estado do Havaí figura com facilidade entre as cidades mais limpas ao redor de todo o mundo.

5 - Helsinque, Finlândia

5

Helsinque é a capital e a maior cidade da Finlândia. Sua população tem um forte compromisso com a proteção do meio ambiente, deixando as ruas sempre limpas e organizadas. Para deixar a cidade num estado de consumo mínimo de energia, um complexo sistema de foi desenvolvido, capaz de gerar calor a partir da eletricidade.

6 - Reykjavik, Islândia

6

Localizada próxima ao Circulo Ártico, a Islândia é um dos mais limpos países de todo o mundo, então não seria surpreendente que sua capital figurasse numa lista dessas. Até o século 19 não havia desenvolvimento urbano na região e, ainda hoje, a cidade conseguiu manter as qualidades de uma das mais limpas e verdades do planeta, com praticamente nenhuma poluição.

7 - Viena, Áustria

7

A capital e maior cidade da Áustria, Viena, tem uma população de cerca de 1,8 milhão de pessoas, mas ainda consegue se manter regularmente em rankings das cidades mais listas do mundo. Viena investiu uma grande quantidade de dinheiro no sistema de lixo ao longo das décadas, o que vem recompensando a cidade.

8 - Curitiba, Brasil

8

Apesar de nosso país não ser presença marcante nas listas de referências de limpeza, Curitiba consegue se destacar. O governo local apoia atitudes de limpeza permitindo que a população troque sacolas de lixo reciclável por itens como refeições ou passagens de ônibus. Consequentemente, até 70% do lixo da cidade é reciclado, ajudando na limpeza e na sustentabilidade da região.

E aí, deu vontade de conhecer alguma dessas cidades?

Via   List 25  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.