7 seres vivos que podem estar morando dentro de você agora

13/09/17 às 18h47

Você já parou pra pensar na possibilidade do seu corpo ser a casa de outros seres vivos? Não?! Então estamos te dando essa oportunidade agora, olha que bacana! A questão é que, sempre é algo razoavelmente fácil ser infectado por parasitas. Pode parecer que só acontece em outros países e com pessoas bem distantes de nós, mas é algo muito mais normal do que imaginamos.

Estudos mostram que pelo menos 60% da população mundial é hospedeiro de algum tipo de parasita, e não tem nem ideia disso. Muitos deles não provocam reações estranhas em nosso corpo, mas podem fazer um grande estrago... Pensando nisso, separamos abaixo 7 seres vivos que podem estar morando dentro de você neste exato momento! Torcemos pelo contrário, mas... Confere aí!

1 - Tênia

Você é do tipo de pessoa que adora comer uma bela carne mal passada? Bom, é melhor tomar aquele cuidado básico com esse hábito. Você provavelmente já deve ter ouvido falar das Tênias (sim, aquelas parasitas que ninguém gostaria de abrigar), e elas entram em nossa organismo principalmente por meio da ingestão de carne crua ou pouco cozida. Seus ovos podem ser encontrados principalmente nas carnes de vaca de de porco, e se desenvolvem no intestino humano, se alimentando de nossas paredes intestinais.

Por pior que possa parecer, ela pode alcançar até os 15 metros (imagine algo desse tamanho vivendo dentro de você...) de comprimento, e pode ter uma vida útil de até 30 anos. Muita gente passa anos abrigando o parasita sem nem mesmo ter consciência disso, até porque, os sintomas podem ser bem raros e até mesmo inexistentes. Por isso é bom sempre fazer aqueles exames de rotina!

2 - Vermes de fígado

Já ouviu falar nesse verme? Pois bem, eles podem se desenvolver entre as vias biliares (conectores do fígado e da vesícula biliar ao duodeno) e no próprio fígado. Eles podem ser facilmente encontrados em caracóis de água doce e podem ser transferidos para humanos por meio de consumo de peixes de água doce que compartilhavam o mesmo ambiente com esses caracóis.

Ao ser infectado, os sintomas podem ser poucos e mais uma vez, é possível que alguém passe a vida toda sem saber que abriga esses parasitas. Na pior das hipóteses, eles podem causar inflamações crônicas nas vias biliares, o que pode levar ao desenvolvimento de cálculos biliares. Alguns casos já foram registrados na Califórnia, Havaí e na Flórida.

3 - Oxiúrus

E este? Você conhece? Bom, esses podem ser os grandes responsáveis por coceiras anais. Isso mesmo... São parasitas que podem se espalhar de forma muito rápida e fácil, se desenvolvendo no ânus humano. É necessário apenas um arranhão, e se alguém porventura encostar ali, qualquer coisa que toque em seguida, pode ficar coberto de ovos do parasita.

Os sintomas são poucos, sendo que o principal deles é realmente a coceira. Isso faz com que o hospedeiro não resista e coce (ninguém é de ferro), fazendo apenas com que mais ovos se espalhem. Podem infectar principalmente as crianças, mas ninguém está livre.

4 - Ascariasis (lombriga)

A ascaridíase é mais uma doença parasitária e provoca uma infestação que ataca o intestino delgado humano. El também pode se alojar em nosso organismo depois da ingestão de carne mal cozida, ou devido à exposição de fezes humanas contaminadas. Os sintomas também são poucos, a não ser que haja realmente uma infestação monstruosa. As crianças geralmente tem mais riscos de serem infectadas devido sua mania de sempre colocar a mão na boca, porém, ninguém é imune a isso.

5 - Echinococcus Granulosus

É certo que os cães podem ser mesmo os melhores amigos do homem, mas é preciso tomar certo cuidado pois podem acabar nos dando algum presentinho indesejável: Um belo parasita que crescerá dentro de nós sem nos mostrar nenhum sintoma disso por anos!

Os Echinococcus Granulosus infectam principalmente os cães, porém, podemos ser contaminados ao entrar em contato com as fezes do cachorro, ou até mesmo ao fazer carinho neles ou levar lambidas. É uma larva que, ao se alojar em nosso organismo, cria lesões nos pulmões e no fígado. Tenha sempre cuidado ao recolher o cocô de seu cão, e sempre o leve para exames também!

6 - Trichinella

A triquinose é um tipo de infecção parasitária provocada pela larva chamada Trichinella, e que também pode nos contaminar após a ingestão de carne crua ou mal cozida. Pode ser encontrada em javalis ena própria carne de porco. Assim que a larva se instala no intestino, ela se desenvolve e se transforma em um verme que produzirá mais e mais larvas, podendo atravessar muitos tecidos do corpo, inclusive os músculos. Uma infestação muito grande pode provocar intensas dores intestinais e diarreia.

7 - Dientamoeba Fragilis

Este é um parasita unicelular muito misterioso, e os médicos e cientistas não sabem ao certo como são transmitidas, mas pode causar intensa diarreia e em alguns casos, dores abdominais, mas no geral os sintomas são nulos.

Estudos mostraram que existe alguma relação com os Oxiúrus. Acredita-se que a transmissão pode vir dos ovos que comemos, caso estejam infectados, mas não existe certeza a respeito da informação. O que se sabe mesmo é que são capazes de infectar uma população inteira sem ninguém descobrir que é um hospedeiro.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem algum outro que não foi mencionado em nossa lista? Compartilha com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.