7 praias mais estranhas do mundo (e você vai querer conhecer cada uma)

13/09/17 às 16h05

A Fatos Desconhecidos já fez matérias sobre as 9 praias  de nudismo brasileiras para você ficar peladão nessas férias e 10 destinos mais escolhidos para esse final de ano, mas hoje vamos mostra praias, digamos assim, "diferentonas", mas que temos certeza que todos vocês vão morrer de vontade de conhecer. Praia realmente é uma delícia, ainda mais quando ela tem algumas características exóticas.

Quem tal uma praia que brilha durante à noite, outra que tem vidros lapidados na areia e até mesmo praia com areia rosa? Pois são de coisas assim que estamos falando, lugares que podem parecer estranhos, mas na verdade são verdadeiras maravilhas. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 praias mais estranhas do mundo, mas que você vai querer conhecer todas:

1 - Praia luminosa, Maldivas

E que tal uma praia com luminosidade? Essa praia fica as águas das Maldivas, e é bizarra pelo fato da água ficar, na parte da noite, exatamente igual na foto acima. Pode parecer um céu bem estrelado, mas essas luzes são apenas fitoplânctons que vivem no local e emitem essa luz. Esse fenômeno acontece nos meses de outono, quando a Lua está baixa, fazendo com que os pequenos crustáceos produzem esse brilho azul para ajudar a atrair os companheiros.

2 - Glass Beach, Califórnia

Geralmente, a coisa que as pessoas menos querem ver nas praias são vidros. Porém, alguns lugares tem uma beleza, digamos, um tanto exótica, possuindo até praias de vidros, ou melhor, cristais. Em Fort Bragg, uma cidade localizada na Califórnia, EUA, é coberta por pedras cintilantes. Durante anos e anos, as comunidades locais jogavam lixo (incluindo sucatas de carros) no mar. Enquanto as coisas orgânicas se decompunham, o metal era retirado ou comido pela ferrugem, os pedaços de vidros iam acumulando e o mar fez o trabalho de deixar tudo em pequenos pedaços lapidados. Os vidros não cortam, mas podem machucar devido aos formatos diferentes. Hoje ninguém joga mais lixo na área e o vidro icônico não pode ser removido. O legal é que quando o Sol bate na praia, causa um belo efeito em cima dos milhões de pedaços de vidro.

3 - Algar de Benagil, Portugal

Poderíamos dizer que a gruta Algar de Benagil, em Portugal, é um tanto secreta. Ao caminhar pelas falésias podemos escutar o barulho do mar, com suas ondas indo e vindo. Se chegar mais perto, podemos encontrar um enorme buraco com uma praia dentro. Algar de Bengali é uma gruta natural feita pelas ondas do mar. O espaço arqueado que ficou para trás, se formou uma praia. Se você quiser visitar esse lugar, terá que enfrentar as ondas e as rochas para conhecer a praia, mas com certeza deve valer a pena.

4 - Lagoas das geleiras de Jokulsarlon, Islândia

A Islândia é uma ilha vulcânica, e por ter rocha vulcânica, muitas praias refletem a cor da rocha, e por isso a areia preta pode ser encontrada em muitos lugares. Mas a areia das lagoas das geleiras de Jokulsarlon são diferentes. Além da areia preta, também podemos encontrar pedaços de gelo. A lagoa das geleiras de Jokulsarlon é jogada ao mar pelo rio mais baixo da Islândia, com apenas 1,5 km de comprimento. A praia pode parecer ser antiga, mas só se formou em meados da década de 1930. Os pedaços de gelos na areia (que mais parecem diamantes) vem da geleira, é claro. A lagoa cresce cada vez mais rápido, a medida que a geleira derrete.

5 -  Praia de Gulpiyuri, Espanha

Essa é a praia de Gulpiyuri, que fica nas proximidades da cidade de Llanes, em Austúrias, na Espanha. A água cristalina do lugar esconde algo um tanto curioso. A praia está conectada com o Golfo de Biscaia, no Mar Cantárbrico, mas por meios de túneis naturais que ficam em baixo das falésias que cercam o lugar. O mar mesmo fica a uns 100 metros da praia. Quando o mar fica com a maré alta, a praia se enche de água e dá a oportunidade das pessoas aproveitem o mar. Por isso nem sempre a praia está disponível. Bizarro, não?

6 - Moeraki Boulders (Ovos de dragões), Koekohe Beach, Nova Zelândia

Praia dos Ovos de Dração pode soar com algo de Game of Thrones, mas é um lugar real na Nova Zelândia. A praia Koekohe tem um trecho com grandes pedras esféricas que se formaram durante 60 milhões de anos, a partir de lama, argila e calcita. As rochas estão cheias de rachaduras, e por isso parecem ovos de onde saíram dragões. Existe uma lenda maori que diz que essas rochas se formaram quando eles chegaram na Nova Zelândia. Um navio afundou na chegada, e seu casco se tornou o recife que rodeia a praia, enquanto os bens descartados se tornaram as rochas. Será?

7 - Pink Sands Beach, Bahamas

Já citamos uma praia de areia preta com pedaços de gelo e de outra com a areia repleta de vidros lapidados, mas que tal uma praia com areia rosa? Uma das praias mais belas das Bahamas não tem areia branca e foda, pelo fato do luar ter conchas vermelhas e rosa que são esmagadas e misturadas na areia pelas ondas, a areia da Pink Sands Beach é rosada. A praia possui 4,8 quilômetros e a areia junto ao mar azul-turquesa cria um cenário pra lá de bonito.

E aí, gostou de todas essas praias "diferentonas"? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.