7 plantas que se comportam como animais

13/04/18 às 19h02

Ficou curioso com a imagem presente na capa desta matéria? Não, não se trata de uma montagem nem nada do tipo. Esta é uma das famosas orquídeas cara de macaco. Não por acaso, ganharam esse nome por realmente lembrarem o animal. Existem várias espécies da flor, cada uma com uma carinha diferente. Bem, a grande verdade é que costumamos subestimar as plantas. Além dessas aí, que apenas se parecem com um animal, existem algumas que também podem ter o comportamento de um.

Elas não possuem olhos e nem ouvidos, mas conseguem localizar seu alimento. Não possuem cérebro, mas de forma impressionante são capazes de perceber seu ambiente e reagir de acordo com ele. Enfim... Basta observar um pouquinho melhor para se dar conta de que as plantas não são seres vivos tão solitários quanto imaginamos. E abaixo, ainda separamos algumas com capacidades realmente incríveis e que realmente se comportam de forma semelhante a animais. Dá uma olhada!

1 - Cuscuta

cuscuta é nada menos do que uma planta parasita. Até aí, não parece ser nada grandioso, não é mesmo? Mas vamos lá. Por ser parasita, ela não possui raízes e nem mesmo pode produzir o próprio alimento. Isso faz com que ela sugue os suprimentos que precisa, de sua planta hospedeira... Algo bem parecido com o que vemos nos parasitas do mundo animal.

Elas possuem minúsculas partículas que funcionam como dentes, perfurando as hastes da hospedeira e sugando o necessário para sua sobrevivência. No entanto, ainda há algo ainda mais surpreendente. Ela é capaz de "escolher" sua vítima e sempre prefere os tomateiros. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia, a cuscuta "fareja" as plantas que estão ao seu redor, e se hospeda naquela que mais lhe agrada. Como elas fazem isso sem ter olhos, nariz, ouvidos ou um cérebro, é que os cientistas ainda não entenderam muito bem.

2 - Mimosa Pudica

Também conhecidas como dormideiras ou sensitivas, são pequenas plantas que vivem pelas Américas do Sul e Central. Por incrível que pareça, elas podem responder ao tato. A pressão da água contra suas paredes faz com que suas células mantenham suas folhas rígidas. No entanto, quando são tocadas, suas folhas se fecham praticamente instantaneamente. Você já deve ter encontrado uma dessas  por aí!

3 - Desmodium Gyrans

Popularmente conhecida como Planta que Dança, o nome não é à toa. Quando você coloca uma música, já deve ter percebido que seu cãozinho parece responder a ela de alguma forma. Mas plantas? Seria possível que elas também tivessem algum tipo de reação?

Bem, é exatamente o que acontece com esta. Assim que uma música começa no mesmo ambiente que ela se encontra, começa a apresentar algumas reações, como balanço e movimento de folhas. É realmente incrível! O próprio Charles Darwin chegou a ficar impressionado com essas plantas.

4 - Dioneia

Você já deve ter escutado um pouco sobre plantas carnívoras. Esta é a mais conhecida delas. Ela é uma verdadeira armadilha! Quando um inseto desavisado se aproxima e pousa sobre as estruturas da planta, ela é avisada por seus sensores e é neste momento que sua "boca" se fecha, prendendo a vítima. A partir daí, o inseto é digerido e se transforma no suprimento da Dioneia. Espera aí, planta fazendo digestão? Você não leu errado!

5 - Centaurea Maculosa

Diretamente das arenas de batalha, apresentamos a Centaurea! Isso porque ela é capaz de matar suas "inimigas" para obter a vitória e ainda mais poder. Esta planta é considerada uma verdadeira ameaça quando aparece em plantações. Para absorver nutrientes do solo, suas raízes usam uma série de produtos químicos, que por sinal, são capazes de afetar negativamente as raízes de outras plantas que estejam por perto e em alguns casos, pode matá-las. Dessa forma, a Centaurea pode garantir maior controle sobre o solo. Vai dizer que isso não é um comportamento animal?

6 - Planta-jarro

E aqui temos outra planta carnívora. Já que dispensa comentários sobre os motivos para tal nome, vamos ao que interessa. Sua evolução fez com que suas folhas ganhassem o formato de um funil, com uma abertura na parte superior. Não podemos negar que ela é muito bonita, mas também representa uma verdadeira armadilha para suas presas.

Atraídos pelas cores, cheiro doce e o néctar presente na abertura, os insetos se aproximam e pousam sobre ela. No entanto, tal abertura é escorregadia e faz com que eles caiam dentro da planta. Uma vez lá, já podem se dar por vencidos. A vítima morre e em seguida, é digerida.

7 - Nepenthes

Sim, lá vamos nós para mais uma planta carnívora, mas esta parece ser bem mais ameaçadora. Assim como as plantas anteriormente citadas, as espécies menores de Nepenthes são capazes de atrair, capturar, matar e digerir suas presas, que normalmente são pequenos insetos. No entanto, existem espécies maiores desta planta que, acredite ou não, são capazes de capturar até mesmo pequenos anfíbios e roedores, a exemplo de ratos e camundongos. Bem, não são apenas os gatos que caçam ratos, não é mesmo?

E então pessoal, o que acharam? Conhecem alguma outra planta que apresenta comportamento semelhante ao de um animal? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.