7 partes obscuras de Pinóquio que ninguém comenta

19/04/17 às 15h36

Quem não conhece a história do marceneiro Geppetto, que um dia ao ver uma estrela cadente, deseja que o boneco de madeira que tinha acabado de criar, Pinóquio, torne-se um menino de verdade? O pedido de Geppeto é concedido pela Fada Azul, e o boneco de madeira passa a ter consciência.

Apesar dessa história parecer não muito convincente, quando crianças é comum os nossos pais mostrarem para nós. Naquela época talvez você não tivesse maturidade para perceber algumas coisas obscuras por trás da história do famoso Pinóquio, mas a Fatos Desconhecidos vai revelar 7 que vão te surpreender. Confira.

1 - O egoísmo de Geppetto ao querer ser pai

Todos devem se lembrar da cena em que o marceneiro concluí seu boneco de madeira e começa a cantarolar pela casa sendo visto pelos seus animais de estimação. Após a apresentação, Geppetto pede que seu gato, que tinha o nome de Fígaro, abra a janela de seu quarto antes de dormir. Nesse instante ele vê uma estrela cadente, e, como manda a tradição, pede que seu boneco de madeira, Pinóquio, se torne uma criança real. E esse pedido acaba sendo atendido.

Pode ser que você não veja nada de mal nessa cena, mas já parou para pensar que o velho marceneiro tem uma idade bastante avançada para querer ser pai de uma criança? Se a vida não for muito justa com ele pode ser que Geppetto nunca veja o filho exercendo a mesma profissão que o pai.

2 - A fada azul sabia que ele iria falhar

Após realizar o desejo de Geppetto, a fada azul faz sua mágica e tcharan, Pinóquio começa a falar e faz a primeira pergunta: "Então eu sou uma criança de verdade?", mas a fada responde que não, e para que isso aconteça ele precisaria provar ser "corajoso, verdadeiro e altruísta". Mas o que, às vezes, não paramos para pensar é que Pinóquio tem poucos segundos de vida, e já sabe falar e se mover, além disso, ele já parece saber o que é ser verdadeiro. Mas não para por ai, o boneco de madeira tem um nariz que cresce quando mente, ou seja, a fada sabia o desenrolar do futuro de Pinóquio.

3 - Pinóquio vai à escola com poucas horas de vida

Na primeira noite de Pinóquio Geppetto já o coloca na cama para dormir porque no dia seguinte ele precisa ir à escola. Isso não é nada comum, já que o normal é levar as crianças a escola após certo ano de idade. No dia seguinte o marceneiro dá uma maçã para Pinóquio e um livro, e a grande pergunta é: Onde ele conseguiu um livro tão rapidamente?

Lá na escola ele conhece três amigos, que para a fada ele diz que são monstro, e isso provoca o crescimento de seu nariz. Parece que Pinóquio não estava muito afim de estudar, já que era novo, mas seu pai não deve ter percebido isso.

4 - Exploração infantil

Pinóquio é levado para a Ilha do Prazer, um lugar cheio de crianças e adolescentes que não respeitam os pais. Quando elas se mostravam más eram transformadas em burros e, por meio de um acordo pouco esclarecido, trabalham em minas até morrer de cansaço. Passar medo nos filhos pode ser uma coisa comum antigamente, mas hoje isso é algo estranho.

5 - A fada parece não saber o que vai acontecer no futuro e abandona Pinóquio

Quando o boneco é capturado a fada azul aparece para ele, o salva, e diz que Pinóquio tinha o direito de fazer o último pedido, pois ela não poderia mais ajudá-lo. Se formos parar para pensar isso é estranho, já que como fada ela deveria ser gentil. Além disso, a fada parece não prever o final trágico de Pinóquio.

6 - O boneco de madeira morre

Sim, o personagem principal do filme morre por 10 segundos, e acabou sendo a primeira morte da Disney. Pinóquio morre tentando salvar seu pai, nesse ato ele acaba provando ser corajoso. Ao perceber que o filho havia morrido Geppetto chora.

7 - Somente Pinóquio é salvo da Ilha do Prazer

Após o ato honroso de salvar o pai, Pinóquio revive e se torna uma criança de verdade e isso provoca muita felicidade e euforia em Geppetto. Os relógios começam a rodar sem parar. Até aí, beleza. Mas já parou para pensar que todos os outros personagens continuam do mesmo jeito? Além disso, o lugar para onde Pinóquio foi levado também não mudou.

Como os avós costumam dizer: que história mais sem pé nem cabeça. Você já tinha reparado nesses detalhes? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.