7 motivos para acreditar que Logan é melhor do que Batman: O Cavaleiro das Trevas

17/05/17 às 18h17

No mundo dos quadrinhos e filmes de super-heróis a paixão é tão grande que é capaz de separar os fãs em dois lados distintos. O fanatismo pode até acabar com amizades. É por isso que antes de se começar uma amizade nerd sincera é preciso fazer uma única pergunta: Marvel ou DC?

Brincadeiras a parte, essa divisão pode ser algo extremamente bobo e infantil. Infelizmente, ela é mais comum do que se possa imaginar e os fãs mais "hardcore" levam quadrinhos muito a sério. Pensando nessa, resolvemos atiçar esse lado "fanboy" de cada um de vocês. Vamos falar de Logan e Batman: O Cavaleiro das Trevas. A ideia aqui é apresentar argumentos que podem ou não ser refutados. Ambos os filmes são expoentes do gênero e foram sucesso absoluto de bilheteria e crítica em seus respectivos lançamentos e estão agora dividindo os fãs. Afinal, qual é melhor? Antes que vocês comecem a se matar nos comentários vamos aos argumentos.

1 - O papel do herói em nossa cultura

Combinando os estilos Western, ficção científica e drama, Logan mudou por completo a nossa forma de perceber o papel dos heróis em nossa cultura. O Cavaleiro das Trevas é com certeza um divisor de águas para os filmes de heróis, mas o último filme do Wolverine trouxe elementos que o distanciaram dos filmes blockbusters do gênero feitos por Hollywood. O que Logan faz é criar o questionamento sobre qual é o papel do herói e o que realmente pode ser considerado como herói.

2 - Logan é filme de heróis crescidos, para um público crescido

Parte do sucesso de Logan está no fator de seu público ter crescido e amadurecido com o personagem. Se você tiver dúvida sobre esse argumento, pense em Toy Story e Harry Potter. Ambos os filmes seguem essa mesma receita, e os personagens cresceram junto ao seu público. No caso de Logan isso foi crucial para a definição de um roteiro muito mais denso e maduro (não por acaso, foi proibido para menores de idade). Mesmo para aqueles que não tenham acompanhado toda a trajetória dos personagens ver Logan (Hugh Jackman) e Xavier (Patrick Stewart) em um estado tão deplorável é bem impactante.

3 - Logan é um filme de Western

Desde o lançamento dos trailers de Logan já era possível ver que o filme teria uma pegada bem velho oeste. O filme faz referências direta aos clássicos do gênero como: "Shane: Os brutos também amam", quando recita a icônica fala do ator Alan Ladd. "Joey, não tem como viver com… um assassinato. Não tem como voltar de uma morte. Certo ou errado, é uma marca. Marcas ficam. Não há como voltar. Agora você vai para a sua casa, para a sua mãe, e diga a ela… diga a ela que está tudo bem. E que não há mais nenhuma arma de fogo no vale". Além da dose de Western o filme traz o elemento de road trip em sua trilha sonora. Algo que os filmes de herói ainda não tinham feito.

4 - O Logan de Hugh Jackman é um personagem muito melhor do que o Batman de Christian Bale

Um ponto polêmico, porém muito verdadeiro. Bale de fato fez um ótimo papel na trilogia Nolan, mas quando se trata do herói, ele não é tão bom quanto, por exemplo, o Batman mais recente, de Ben Affleck, que parece ter saído direto das páginas dos quadrinhos. O seu papel como Bruce Wayne de fato é magnifico, mas quando comparado a atuação de Hugh Jackman em Logan, parece faltar algo para Christian Bale. Outro ponto que já foi confirmado até mesmo pelo próprio ator é que o vilão de O Cavaleiro das Trevas é muito mais interessante que o herói e disso ninguém tem dúvidas. O Coringa de Ledger é formidável e o grande destaque do filme, ponto final. Enquanto Bale acabou ofuscado, Jackman, ao longo dos 17 anos como Wolverine, teve chances e mais chances de aperfeiçoar o seu personagem e o resultado pode ser visto no filme. Hugh Jackman e Logan parecem uma só pessoa.

5 - Cenas de luta melhores (e muito mais brutais)

O Cavaleiro das Trevas possui muitas sequências de ação pelas ruas da cidade, mas as sequências de luta são algo que, definitivamente, deixam a desejar. O filme nunca conseguiu capturar a essência do combate ninja/boxer do Morcego que vemos nos quadrinhos, como Batman Vs Superman (apesar dos pesares) fez tão bem. Por outro lado, Logan possui uma coreografia incrível e terrivelmente brutal, até bonita de se ver. Claro, aliado a isto temos a tendência do Wolverine, especialmente no contexto em que está inserido, à brutalidade.

6 - Relação de pai e filho

Mesmo que Charles Xavier nunca tinha assumido o papel de pai na vida de Logan, como Alfred Pennyworth fez como Bruce Wayne, a relação familiar entre pai e filho de Logan e Xavier é muito melhor apresentada do que a entre o mordomo e seu querido patrão Bruce. Outro elemento que confere à dupla de mutantes a melhor relação dos filmes  é o estado em que se encontra Charles Xavier. A dependência do personagem dá um tom muito mais dramático ao longa.

 7 - O final de Logan é muito melhor do que o de Batman

Você queira ou não queira, o final de Logan é muito melhor do que o de Batman. Enquanto Batman: O Cavaleiro das Trevas acaba de forma interessante, mas completamente insatisfatória, os minutos finais de Logan são os mais emocionantes do filme. Logan termina de forma que a emoção tome conta dos telespectadores de forma natural, enquanto o final de Cavaleiro das Trevas é muito bem arquitetado para ser o que é.

Ambos os filmes são expoentes dentro do gênero super-heróis, únicos em suas qualidades e defeitos e, apesar da briga dos fãs para saber qual é melhor, todos os dois tem um lugar no coração de cada um de nós. Gostou? Comenta aí, qual é o seu favorito?

Fabio João
Acadêmico de jornalismo em formação, nerd inveterado, não importa se é Marvel ou DC o que importa é o fan service.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.