7 mistérios piratas sem resposta que vão arrepiar até sua alma

13/09/17 às 16h51

Quem é que nunca ouviu falar em piratas? Há séculos nosso mundo vem sendo recheado com incríveis histórias desses aventureiros que vagavam pelos mares e oceanos em busca de riquezas, novas terras e desafios, mas que também sempre deixavam um belo rastro de destruição, já que sua riqueza era "conquistada" por meio de grandes saques que faziam.

Os piratas são bastante conhecidos por serem cruéis e livres de piedade, capazes de fazer o que fosse preciso para conseguirem o que queriam. Atuavam com muita frequência principalmente entre os séculos 17 e 18, mas as grandes equipes começaram a diminuir suas atividades pois as forças navais começavam a ter grande força para combatê-los. Junto a eles, ficaram vários mistérios e lendas, que por mais que não existam provas sobre tudo que faziam, ainda assim são bastante interessantes. Confere aí alguns desses mistérios!

1 - Mortes no mar

Foi divulgado um vídeo bastante esquisito no ano de 2014, que, estranhamente, foi encontrado em um celular esquecido num táxi. O vídeo mostra 4 homens, sendo que alguns deles se parecem muito com piratas, e alguns outros pareciam simples pescadores, estes, que levantavam os braços para o alto como se estivessem em forma de rendição. Ao fundo, era possível escutar uma voz gritando: "ATIRE! ATIRE! ATIRAR!"

Os supostos piratas se divertiam bastante com a situação e riam muito, até que atiraram na última vítima. Ninguém sabe a identidade das vítimas e por mais que houvessem muitas testemunhas, ninguém nunca se apresentou para depor sobre o caso, e tudo continua como um mistério dos mares.

2 - O caso do Kraken

Pode ser que você já tenha escutado falar sobre a tal criatura, mas caso não se recorde muito bem, o Kraken faz parte de lendas nórdicas, que diziam que um grande monstro marinho em forma de polvo ou lula, habitava as profundezas marinhas da Noruega e destruía todos os navios piratas que por ali passavam.

A questão é que, por mais que seja apenas uma lenda, um paleontologista chamado Mark McMenamin, acredita ter encontrado vestígios de uma grande criatura com cerca de 14 metros, que possui sua estrutura bem parecida com a de um polvo.

Como os vestígios pareciam estar sob alta pressão, tudo indica que a criatura vivia nas profundezas do mar, sem contar que McMenamin ainda descobriu um segmento fossilizado de um bico de polvo que era gigante. Por mais que a lenda possa ter sido apenas invenção de alguém, ou tenha sido baseada em algum acontecimento real, tudo continua sendo um mistério.

3 - O criptograma de Olivier Levasseur

Oliver Levasseur era um dos últimos grandes piratas que ainda circulavam pelo Oceano Índico, no final do século 18. Ele era capitão e bastante conhecido por vários roubos de itens de valor e por isso, todos achavam que ele tinha um valioso tesouro escondido.

Acabou sendo condenado a morte na forca, e enquanto estava preso, esperando que puxassem sua cadeira, soltou suas últimas palavras que foram algo como: "Aquele que entender isso, encontrará meu tesouro!", em seguida, jogou um criptograma na multidão que assistia.

Depois disso, muitos tentaram decifrar o enigma sem sucesso, e acabaram desistindo. As pessoas começavam a acreditar que tudo não passava de uma piada feita pelo pirata, até que o inglês Reginald Herbert Cruise-Wilkins, finalmente conseguiu algumas pistas que o levaram para uma ilha, onde encontrou algumas estátuas de piratas enterradas, o que só o fizeram acreditar que aquilo era um espécie de mapa que o levaria ao tesouro.

Começou a explorar melhor a ilha, mas um deslizamento de rochas quase o matou, mas mesmo assim, Cruise-Wilkins encontrou algumas moedas, jarros antigos e figurinhas, e conseguiu os levar consigo.

Por mais que tudo indicasse que a ilha era mesmo o local real onde se encontrava o tesouro, ninguém quis continuar por sua busca, e ainda é um mistério.

4 - Luz verde

Durante muitos anos, piratas relatavam a incidência de uma forte luz verde que sempre surgia quando os céus e o horizonte estavam bem claros, e a tal luz começava a piscar durante o pôr do Sol. Essas histórias eram bastante frequentes e se repetiram até o ano de 1600. O tal fenômeno possui um explicação racional, mas o mais estranho de tudo, é que os piratas afirmavam que qualquer um deles ao ver as luzes, ganhavam a habilidade de "ler as almas" de outras pessoas.

5 - O fantasma da caverna

Recentemente, no ano de 2015, o empresário John Dyer tirava fotos de algumas antigas e escuras cavernas em Cornwall, na Inglaterra. Quando foi olhar todas as imagens que havia feito, se deparou com uma bem estranha, que aparentemente, mostrava a sombria silhueta de um homem, que se parecia muito com um pirata.

De acordo com os moradores locais que viram a foto, aquela era a imagem de um famoso pirata, chamado William Wilcox, que atuava nessas regiões. Certa vez, enquanto estava fugindo, o pirata teria se escondido em uma caverna mas acabou morrendo afogado pela alta maré que invadia o lugar. Desde então lendas surgiram, dizendo que seu espírito vagava pelas redondezas.

Por mais que muitos acreditem que a silhueta não passa de uma simples formação rochosa que pareça um corpo, os habitantes continuam acreditando cegamente que aquele era mesmo  Wilcox.

6 - Túneis de piratas

Existem alguns túneis subterrâneos de baixo da cidade de Savannah, no estado americano da Geórgia, que muitos acreditam terem sido construídos por piratas e que eram usados para esconder toda a mercadoria que roubavam, inclusive, alguns prisioneiros. Supostamente, os túneis levavam para o local onde os navios pirata ficavam esperando.

Foi comprovado que existe uma passagem de um prédio para um rio, esta que é conhecida como "Casa dos Piratas", e supõe-se que o rio seria o local exato onde os navios e pequenos barcos ficavam à espera, porém, o túnel não é mais acessível, visto que houve um grande deslizamento de rochas que bloqueou a passagem.

7 - O lago dos ossos

Lake Ronkonkoma é um lago situado em Nova York, e sua história é recheada de lendas e mistérios que envolvem piratas. Segundo uma dessas lendas, o lago já teve ligação com o mar por meio de um desses túneis feitos pelos piratas, onde podiam ser encontradas diversas cavernas. Os piratas teriam acesso ao local, e ali escondiam seus tesouros, bem como executavam seus prisoneiros.

Dizem que no fundo do lago tinham centenas de ossos desses prisioneiros, e que grande parte desses restos mortais, já foram retirados do local há algum tempo atrás, porém, não existem documentos e nem nada que pode apoiar a veracidade deste fato. A questão é que se no lago ainda existirem alguns ossos, quem sabe eles poderiam levar até as cavernas onde os piratas escondiam seus tesouros?

E então pessoal, o que acharam? Acreditam nessas histórias de piratas? Conhecem algum outro mistério que não foi citado em nossa lista? Compartilha com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.