7 maneiras com que as praias podem te matar

05/12/18 às 18h50

As praias são alguns dos lugares do mundo onde vamos para relaxar. Aquela areia branca e o mar, contrastando com o infinito, nos dão energia para continuar nossa vida e enfrentar os problemas. Acontece que, por mais que não pensemos nisso, as praias podem ser perigosas. Acredite você ou não, elas podem até nos matar.

Sabe aquele protetor solar que você esqueceu de passar enquanto torrava no sol? Ou aquela água que esqueceu de tomar? Tudo isso pode sair do controle, e te levar a óbito. Isso sem dizer que você pode ter o azar de se afogar. Listamos 7 maneiras com que as praias podem te matar.

1 - Insolação

Se o corpo não conseguir se resfriar, ele irá sofrer insolação. Durante a insolação, a temperatura do corpo sobe rapidamente. Com uma velocidade de 10  a 15 minutos, o seu corpo pode ter uma insolação, e isso pode afetar os seus órgãos. Se o tempo estiver úmido, você tiver mais de 65 anos ou menos de 4, obesidade, febre, desidratação, doenças cardíacas, queimaduras solares e tomar álcool, você terá mais chances reais de morrer com insolação.

2 - Tsunami

Talvez esteja tomando um sol na praia, e venha um tsunami gigante te pegar. Por isso, é ideal que você tenha uma rota de fuga, caso esse tipo de desastre venha a acontecer.

Os tsunamis são formados por causa de deslocamentos repentinos do fundo do mar, e desde 1850, cerca de 420 mil pessoas morreram.

3 - Tubarão

Ataques de tubarão costumam receber muita atenção da mídia, porém, não acontecem com tanta frequência. Ainda assim, essa é uma das possíveis causas de morte em praias. Por exemplo, nos EUA, o ano de 2015 teve um número recorde de 98 ataques de tubarão, resultando em seis mortes, segundo o International Shark Attack File.

4 - Correnteza

Talvez você ainda esteja com medo dos tubarões, porém, você pode morrer mais facilmente pelas mãos de uma correnteza. Elas são correntes de água no mar, que podem pegar até o banhista mais habilidoso e puxá-lo para longe da margem e para o fundo do mar.

5 - Água-viva

As águas-vivas podem parecer muito belas, porém, elas podem ser fatais. Entre as quase duas mil espécies de água-viva que vivem pelos mares cheios de turista, cerca de 70 delas possuem venenos, e podem ser um perigo à vida de quem por ali se aventura. Além disso, mesmo que o toque dela não seja fatal, vai te causar uma queimadura muito dolorida, e não adianta fazer xixi nela para melhorar a dor. Chame um salva-vidas próximo a você, que ele fará o procedimento de primeiros-socorros.

6 - Lixo na praia

A praia pode ser um local horroroso e cheio de lixo, e você deve se manter longe de metais enferrujados, vidros quebrados e de outros detritos deixados espalhados pelos visitantes da praia. Esse objetos abandonados podem ser um perigo para sua saúde.

7 - Buracos na areia

Quando você vai a praia, você não vê aqueles garotos fazerem buracos na areia? Você deveria saber que esses buracos podem ficar por ali, disfarçados, entrarem em colapso, e acabarem engolindo alguém na praia. Dezenas de casos do tipo acontecem todo ano, e atingem na maior parte do tempo jovens de 7 a 21 anos de idade.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está com medo de ir à praia, aquele abraço.

VER COMENTÁRIOS
Via   LS  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.