7 mais misteriosos desaparecimentos em massa da história

13/09/17 às 15h45

Pois bem amigos, vocês já viram alguma caso de desaparecimentos em massa? Existem alguns que já aconteceram há muito tempo atrás, e talvez vocês nunca sequer tenham ouvido falar, e foi pensando nisso que a Fatos Desconhecidos fez essa lista para os nossos leitores.

Mas com certeza todos vocês devem se lembrar do voo 370 da Malaysia Airline que aconteceu em 2014, certo? Para quem não se lembra, o avião que tinha destino a cidade de Pequim, sumiu completamente, sem deixar rastros. O que aconteceu? Bom, existem algumas teorias, mas esse desaparecimento continua a ser um grande mistério. Junto a esse e outros casos, nós fizemos essa lista com os 7 mais misteriosos desaparecimentos em massa da história, confiram:

1 - A Colônia de Roanoke

Um dos primeiros e mais notáveis desaparecimentos em solo americano envolve a colônia perdida de Roanoke. Esse caso data por volta de 1587, mas deixa historiadores perplexos até hoje. Roanoke consistia em um acordo de cerca de 115 colonos da Inglaterra, que criaram uma outra colônia perto da costa do norte da Carolina do Norte. O governador de Roanoke, John White, deixou a colônia em 1587 para ir a Inglaterra. Devido a uma guerra naval entre Inglaterra e Espanha, ele teve de atrasar a sua volta.

Três anos depois, ele voltou a colônia, não havia uma pessoa sequer no local. Todo mundo tinha sumido, incluindo sua esposa, filha e neta. A única pista de onde as pessoas tinham ido estava esculpido em um portão, e dizia "Croatoan". Esse era o nome de uma ilha ao sul. Bom, até hoje ninguém sabe exatamente como esse pessoal todo desapareceu, será que foram sequestrados por alienígenas?

2 - Mary Celeste

Já houve muitos desaparecimentos estranhos de navios, mas o Mary Celeste chama muita a atenção. Em dezembro de 1872, a quase 600 quilômetros da costa portuguesa, os marinheiros de um navio chamado Dei Gratia avistaram o Mary Celeste. Eles viram algo anormal e após conversarem com outros tripulantes, avisaram o capitão do navio, David Morehouse.

O capitão mandou sua tripulação para o navio, e não encontrando ninguém no navio, apenas uma grande carga de barris, que estava intacta. O navio ainda tinha suprimentos para pelo menos seis meses. Objetos pessoais também foram encontrados, mas o capitão Benjamin Briggs, sua esposa, filha e mais 7 membros da tripulação estavam e continuaram desaparecidos.

3 - Última viagem do USS Cyclops

De acordo com a Fundação Naval Histórica, este incidente incluiu a "maior perda de vidas na história da Marinha dos Estados Unidos de um navio de guerra de aço açoado construído nos EUA, onde simplesmente não há evidência direta do que aconteceu, quando aconteceu ou exatamente como aconteceu".

O navio tinha sido encarregado de levar uma carga entre dos EUA para o Brasil, isso em 1918. Em sua última viagem, havia 309 pessoas a bordo, tanto tripulantes quanto passageiros. Devido a um problema no motor, o navio diminuiu a velocidade e partiu de Barbados para Baltimore, uma rota não programada. O navio nunca mais foi visto novamente, mas as pessoas dizem que o navio afundou devido ao peso de sua carga.

4 - A Aldeia de Hoer Verde

Um outro desaparecimento em massa aconteceu em 1923 em uma cidade brasileira, e envolveu um desaparecimento de 600 pessoas. Esse mistério na verdade é um tanto intrigante, já que pouco se sabe sobre a cidade ou as pessoas que a habitavam.

Quando visitantes começaram a desembarcar na aldeia, eles notaram que o lugar era silencioso, sem uma pessoa a vista. As autoridades foram convocadas, e concluiu-se que os habitantes tinham desaparecido sem deixar rastro. A única evidência, mas também um pouco confusa, era uma arma que tinha sido recentemente disparada e uma carta que dizia "Não há salvação!". O desaparecimento dessas 600 pessoas continua sem solução até hoje, ou será que tal aldeia nem chegou a existir?

5 - Aldeia Inuit no Lago Anjikuni

E que tal o desaparecimento de uma vila inteira de esquimós, nos arredores do Lago Anjikuni, no Canadá!? Em novembro de 1930, quando um caçador chamado Joe Labelle foi a aldeia para fazer negócios, ele não encontrou uma alma viva. Cerca de três mil pessoas desapareceram, as casa estavam vazias, mas os objetos pessoais continuavam lá. Alimentos e armas também ficaram no mesmo lugar. A Royal Canadian Mounted Police foi investigar, e moradores da região disseram ter visto coisas estranhas no céu alguns dias antes.

Quando eles voltaram a aldeia, encontraram túmulos abertos nos quais os corpos tinham sido removidos. Além disso, os cães de trenó, que eram valiosos, morreram de fome e estavam enterrados sob a neve. Nunca mais se teve notícias dos moradores da aldeia. O que aconteceu? Continua a ser um mistério!

6 - USS Wasp

Existiram vários navios chamados USS Wasp, mas um em específico desapareceu em 1814. O navio foi construído em 1813 para a guerra na Grã-Bretanha, e era considerado um bom navio de guerra. Comandado pelo veterano Johnston Blakely, da marinha, o navio lutou e venceu algumas batalhas, até porque, possuía 22 canhões e uma tripulação de 170 homens.

Certo dia, depois de ganhar uma batalha, o navio Wasp navegava para as águas mornas do Caribe, mas depois disso, o navio desapareceu completamente sem deixar pistas. Alguns dizem que ele pode ter afundado devido a uma tempestade, mas por não ter vestígios do navio ou da tripulação, ninguém sabe o que realmente aconteceu com o navio.

7 - Voo 370 da Malaysia Airline

E é claro que esse caso não poderia ficar de fora da nossa lista. No dia 8 de março de 2014, o voo 370 da Malaysia Airlines estava programado para decolar de Kuala Lumpur, em direção a Pequim. 239 pessoas estavam a bordo do avião, com 12 membros da tripulação e 227 passageiros. A investigação aponta que o incidente revela que esse o corte de contato aconteceu ao mesmo tempo que o "mau funcionamento" do transponder.

Uma pequena ilha no Estreito de Malaca, chamada Pulau Perak, é a última localização do avião. A ilha, de fato, está na direção oposta do destino do avião, sugerindo que talvez o avião teria sido sequestrado. Será?

E ai, já sabiam de todos esses casos de desaparecimento em massa? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.