7 maiores revelações de Zack Snyder sobre os filmes da DC

13/04/18 às 19h00

No início de 2010, com a grande fama obtida pelo Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), a DC Comics começou a planejar o seu próprio. Naquele ano, a produtora andava mal das pernas com os fracassos de Jonah Hex e Lanterna Verde, se sustentando apenas com o sucesso da trilogia de Christopher Nolan, que já estava acabando. Com o objetivo de conseguir alcançar a sua grande concorrente, a DC Comics, junto com a Warner, fechou um contrato promissor com o diretor Zack Snyder, responsável pelo aclamado Watchmen.

Então o ponta pé inicial do Universo Cinematográfico da DC (DCU) veio com O Homem de Aço em 2013, trazendo mais um filme solo de Superman depois do desastroso Superman: O Retorno. Apesar da produção não ter saído como o esperado, o filme fez sucesso. Então o próximo lançamento foi Batman vs. Superman, onde tudo começou a desandar. O filme, apesar de ter sido um sucesso de bilheteria, não foi muito bem recepcionado pelos fãs.

A partir daí começaram a questionar o trabalho de Zack Snyder, que até então era o responsável pelos longas da DC. Os fãs esperavam uma redenção do diretor com o primeiro filme da Liga da Justiça nos cinemas, mas como sabemos, isso não aconteceu. Já fora do DCU, Zack Snyder foi colocado de lado pelos grandes produtores da DC Comics. Depois de muitas polêmicas, sua situação com a produtora ainda é muito incerta. Não sabemos se ele ainda vai voltar, mas a Fatos Nerd fez uma lista com as maiores revelações do diretor sobre os filmes da DC:

1 - Liga da Justiça 2

A intenção inicial de Zack Snyder era produzir o primeiro filme da Liga da Justiça em duas partes - uma preparando o terreno para a outra. Como já sabemos, isso não aconteceu, e foi esse um dos primeiros pontos de discórdia entre a DC Comics/Warner e o diretor. Enquanto Snyder queria dividir uma grande história em duas partes, o estúdio queria apenas um filme pipoca, com história mais curta e leve e a apenas depois pensariam em uma possível sequência. Tudo aquilo que aconteceu no filme seria parte do desenvolvimento para a "segunda" parte, mas tudo foi destruído pela Warner.

2 - O cliffhanger original de Liga da Justiça

O fim do filme da Liga da Justiça seria completamente diferente. Isso foi revelado por meio de um storyboard que Zack Snyder publicou alguns meses após o lançamento do filme. No conceito original, Darkseid teria aparecido no final do longa, já tocando o terror. O vilão apareceria junto com uma das Caixas Maternas e logo depois haveria um corte que mostraria aquele pesadelo de Bruce Wayne em Batman vs. Superman se tornando realidade. Provavelmente era um futuro no qual a Liga da Justiça teriaperdido a batalha contra o Lobo da Estepe, deixando Darkseid dominar a Terra.

3 - O envolvimento de Darksied em Batman vs. Superman

Em Batman vs. Superman, Bruce Wayne passou a maior parte da produção batendo nos outros e planejando o seu ataque ao Superman. Isso gerou muitos questionamento entre os fãs, que não conseguiram descobrir quais eram as verdadeiras motivações do herói. Na época, um fã criou uma teoria dizendo que Batman, naquele ponto, já estava sendo controlado pelo vilão Darkseid. Um tempo atrás Snyder confirmou que essa análise era "real", ou seja, já era tudo culpa do vilão.

4 - Como Bruce virou Batman

No início de O Homem de Aço, um jovem Clark Kent salva um ônibus escolar cheio de crianças de um afogamento. Em Batman vs. Superman, Bruce já estava velho e dizia estar lutando contra o crime há 20 anos. Ligando essas duas informações, alguns fãs especularam que Bruce começou a sua vida de herói um ano depois do acontecimento citado em O Homem de Aço. Eles estipularam que o ato de Clark inspirou Wayne e assim ele se tornou o Cavaleiro das Trevas. Zack Snyder comentou que gostou dessa teoria, e que poderia ser verdade - apesar de não ter confirmado nada.

5 - O pesadelo do Batman

O pesadelo de Bruce Wayne em Batman vs. Superman foi uma das cenas mais discutidas do DCU até agora. A sequência mostrou Wayne num futuro apocalíptico, em que o Superman havia mudado de lado e tinha o seu próprio exército de parademônios. No sonho, Clark disse "ela era o meu mundo" para o Batman e logo depois Flash apareceu para dizer que "ela é uma chave". Esse "ela" supostamente seria Lois Lane, que já estaria morta, e por isso o Superman teria mudado tanto. Quando um fã perguntou a Zack Snyder se o pesadelo era na verdade um futuro alternativo, ele disse que Clark, supostamente, culpava Bruce Wayne por alguma coisa. Ou seja, Lois estava morta e o Superman culpava o Batman por isso.

6 - As cruzes

Em seus filmes, Zack Snyder "brincou" com várias alegorias cristãs. Em O Homem de Aço o diretor claramente fez um paralelo entre Superman e Jesus Cristo. Em Batman vs. Superman, Clark se sacrificou para salvar a humanidade de um monstro criado de si próprio. Na cena da sua morte, há três cruzes penduradas ao fundo, sendo que uma estava no meio e com mais evidência. Na bíblia, Jesus foi crucificado ao lado de dois ladrões, um pendurado de cada lado, com ele no meio. Ao ser questionado por um fã no Twitter, Zack Snyder comentou que isso era uma referência para Liga da Justiça 2, e que implicava na "ressurreição" do Superman.

7 - Bruce tinha um vício

Em uma cena de Batman vs. Superman, Bruce Wayne acorda ao lado de uma moça. Enquanto o herói refletia sobre alguma coisa, um corte mostrou uma arte do artista Robert Mapplethorpe, que representava o uso de drogas. Zack Snyder comentou que a peça estava ali por um motivo, que era mostrar que Wayne tinha um vício - o sexo. O herói usava isso como forma de tentar aliviar a dor do seu sofrimento, como uma droga.

O que achou das revelações do diretor? Já sabia de alguma? Comente com a Fatos Nerd! Queremos saber a sua opinião!

Via   WC  
Imagens B9 DG CC CE SR SG CN
Hanier Maciel
Um jornalista pseudo-cinéfilo com mil filmes preferidos, fã incondicional de Friends e quase sempre de mau humor!
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.