7 lugares que se tornaram os mais perigosos do mundo graças aos seres humanos

13/09/17 às 17h38

Existem lugares espalhados pelo mundo que não são recomendados para que você vá fazer um passeio, seja porque possui alguns animais perigosos, ou mesmo porque foi palco de algum grande desastre causado pelo próprio ser humano. Temos a mania de sempre querer fazer alterações no ambiente em que precisaremos viver, mas muitas vezes, isso ultrapassa os limites.

A verdade é que nós, humanos, agimos por diversas vezes de forma negligente achando que nada de ruim vai acontecer, e que o jeito mais fácil é sempre o melhor. No fundo, sabemos que isso não é verdade e que podemos estar cometendo um grande erro. Pensando nisso, separamos abaixo 7 lugares que só se tornaram perigosos devido a algum tipo de descuido humano. Confere aí!

1 - Zona desmilitarizada coreana

Essa zona desmilitarizada fica situada na Península Coreana que divide as Coreias do Norte e do Sul. Tem uma extensão de cerca de 240 quilômetros e por mais que pareça estranho, já que o nome pode sugerir outra coisa, é uma região que contem homens fortemente armados, de ambos os países, prontos para impedir qualquer pessoa que tente atravessar a fronteira, sem contar que ainda conta com inúmeras minas subterrâneas, que podem explodir por qualquer descuido.

2 - Gilmam - Colorado

Gilmam teve seu auge no ano de 1886 como uma cidade mineira, porém, os mineradores não tiveram o menor cuidado. As águas subterrâneas da cidade foram completamente contaminadas por zinco, chumbo, sulfetos, cádmio, arsênico e outras substâncias, devido a negligência dos mineradores.

Em 1984, a cidade teve que ser completamente evacuada, sob exigência da Agência de Proteção Ambiental, visto que as áreas contaminadas eram extremamente perigosas, se transformando em uma cidade fantasma.

3 - Picher - Oklahoma

Durante um bom tempo a cidade foi também um grande centro econômico devido a abundância da mineração de chumbo e zinco. Abrigava cerca de 20 mil habitantes, sendo que destes, aproximadamente 14 mil eram mineradores. Adivinhem só o que aconteceu?! Sim, a cidade também foi completamente contaminada devido a negligências dos mineradores.

Engenheiros do exército descobriram que cerca de 86% das construções da cidade foram danificadas e corriam risco de desabamento, inclusive a escola do local. Sem contar que a Agência de Proteção Ambiental descobriu mais tarde, que 34% das crianças haviam sofrido intoxicação por chumbo. Temos aqui mais um caso de uma cidade que foi considerada como inabitável e teve que ser totalmente evacuada.

4 - Wittenoom - Austrália

Hoje em dia nós já sabemos sobre os problemas que o amianto pode causar à saúde humana, mas acontece que na década de 1960,  Wittenoom foi sem dúvidas, o maior produtor de amianto azul de todo o continente oceânico. A partir daí, já é possível prever o destino do lugar, não é mesmo?

Em 197, quando o governo percebeu que o lugar não teria solução, decidiram eliminar de vez o município e até 2013 a cidade estava completamente fechada, visto que sua área era tóxica e certamente, afetaria qualquer um que precisasse respirar. O curioso é que na região ainda restam 3 habitantes, que se negam firmemente a deixar o lugar, alegando que nada irá acontecer.

5 - Centralia - Pensilvânia

Centralia é um lugar misterioso e sem dúvidas, extremamente perigoso para qualquer ser vivo, conhecida como a verdadeira Silent Hill. Acontece que há 55 anos a cidade foi incendiada, e nunca mais parou de arder, inclusive, se as estimativas não falharem, pode continuar dessa forma por mais 250 anos. Parece maluquice, mas é a mais pura verdade.

O fogo pôde ser controlado na superfície da cidade, porém, existe um verdadeiro "inferno subterrâneo" no lugar que consome toneladas de carvão. Constantemente o chão se abre e de lá saem gases sulfurosos mortais. Você pode estar andando achando que está seguro, e de repente, ser engolido pelo solo e morto pelos gases.

O impressionante é que na tal cidade também existem aqueles que não querem deixar o local de jeito nenhum. São 12 pessoas que se recusam a sair, mas representam apenas 1% da população original.

6 - Chernobyl - Ucrânia

Provavelmente muita gente já ouviu falar do lugar, já que sua história trágica virou tema de filmes de terror e ficção científica e ainda serviu de inspiração para vários contos por aí. Foi palco de um dos piores acidentes nucleares da história e aconteceu em 1986. Justamente na noite de desligamento dos sistemas de segurança da central nuclear de Chernobyl, por um equívoco, decidiram fazer alguns testes.

Tudo deu errado. Houve uma grande explosão e precipitações nucleares, que de cara, mataram 31 pessoas expostas a radiação, sendo que 28 eram bombeiros e funcionários do lugar, que tentavam trabalhar para conter o incêndio e vazamentos.

O lugar precisou ser evacuado, sendo que existe ainda uma zona de exclusão com aproximadamente 30 quilômetros, isolando o local. Estima-se que a região não será segura para voltar a abrigar moradores por cerca de 20 mil anos, e mesmo assim, ainda existem algumas pessoas que resistem em sair dali.

7 - Zona de exclusão de Fukushima - Japão

Foi no ano de 2011 que o terremoto de Tohoku atingiu a central nuclear de Fukushima, resultando em um desastre: 3 3 derretimentos nucleares! Este sim pode ser considerado o pior acidente nuclear da história, e por mais que pareça que foi apenas um infeliz acontecimento e que a culpa não seria de ninguém, uma equipe que investigava o local descobriu que isso poderia acabar acontecendo, mesmo sem a ajuda do terremoto.

Tudo indica que o operador da usina não cumpria os requisitos básicos de segurança, o que facilitou e muito o desastre. Não foram registradas mortes relacionadas desde o acidente, porém, estima-se que milhares de pessoas podem morrer de câncer nas próximas 3 ou 4 décadas, devido a contaminação. Atualmente existe uma área de exclusão no lugar, com cerca de 20 quilômetros.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem algum outro lugar que não poderia ter ficado de fora da nossa lista? Compartilha aí com a gente pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.