7 hacks de sobrevivência que te livrarão da morte em qualquer catástrofe

13/09/17 às 18h46

Atualmente presenciamos muitos desastres, não é mesmo? Nós aqui do Brasil até que temos sorte, visto que não sofremos com tsunamis, terremotos e coisas semelhantes, porém, ainda assim algumas outras tempestades nos assolam. Por mais que não passemos por isso, pode ser que durante alguma viagem que esteja fazendo mundo afora você precise lidar com alguma catástrofe inesperada.

O que você faria em uma situação de extrema urgência? Já que não somos acostumados com esse tipo de coisa, é muito provável que agíssemos da forma errada se não tivéssemos nenhum tipo de instrução. Foi pensando nisso que nós aqui da Fatos Desconhecidos, separamos abaixo alguns hacks de sobrevivência que poderão te livrar da morte em caso de alguma catástrofe. Confere aí!

1 - Use seu relógio como uma bússola

Caso esteja no hemisfério norte, mantenha seu relógio plano na palma de sua mão, fazendo com que ele fique paralelo ao solo e posicione o ponteiro que indica as horas na direção do sol. Agora pode ser a parte mais complicada: você precisará encontrar o ponto médio do ângulo que fica entre o ponteiro que indica as horas e a posição que marca 12 horas. O poto médio ficará entre os dois, indicando o Sul, enquanto o ponto do lado oposto indicará a direção para o norte.

Se estiver no hemisfério Sul precisará posicionar a marca das 12 horas em direção ao Sol. Essa é a grande diferença entre os dois hemisférios. Enquanto no norte você precisará apontar o ponteiro das horas para o sol, aqui você apontará a marca das 12.

2 - Absorventes internos dão excelentes curativos

Você já pensou nisso? Os absorventes internos tem uma ótima absorção e podem estancar uma boa quantidade de sangue em casos de gravas ferimentos. Você pode abri-lo como se fosse uma gaze e colocá-lo sobre a ferida, usando a corda para amarrá-lo no local. Ainda podem ser ótimos em casos de hemorragias nasais!

3 - Acenda as luzes durante um incêndio

Quando perceber que existe um foco de incêndio, procure acender todas as luzes ao redor o mais rápido possível antes de evacuar o local. Mas por que isso? Bom, simplesmente para facilitar a vida dos bombeiros, pois assim a visão de sua casa será melhor e eles poderão enxergar melhor o ambiente.

4 - Nunca faça pontes de abrigo em caso de tornado

Se você precisar se esconder ou fugir de um tornado que está prestes a acontecer, ou que está acontecendo, nunca tome como abrigo grandes estruturas como pontes, ou estruturas semelhantes. Se esconder de baixo desse tipo de coisa é muito arriscado, e por mais que pareça óbvio, no meio do desespero é comum que as pessoas tenham atitudes como estas. Estruturas semelhantes podem cair a qualquer momento, fazendo com que você tenha problemas ainda maiores.

5 - Nunca se esqueça de ter sempre uma meia calça por perto

Ela podem ter muitas funções em meio a grandes desastres. Dependendo da forma como usá-las, podem ser bem resistentes e servir pra um monte de coisas. Elas podem ser ótimos filtros, por exemplo, pode usar uma delas para filtrar grandes partículas de líquidos, ou ainda podem servir como excelentes torniquetes.

6 - Papel alumínio também é muito útil

Não é atoa que ouvimos por aí que o papel alumínio tem inúmeras funções. Em situações de emergência, eles podem substituir quase tudo da sua cozinha. Você  pode usá-lo para criar uma barreira contra a umidade para fazer uma fogueira de forma mais fácil, ou mesmo para ter um pouco de fogo. Pode usá-lo também para envolver sua comida e colocá-la diretamente sobre a brasa. Serve até mesmo omo prato, basta dobrar algumas camadas para que fique mais firme, e será tão útil quanto.

7 - Você pode fazer fogo com palha de aço

Se estiver em algum tipo de situação que precise de fogo, seja para preparar comida, ou qualquer que seja o motivo, é sempre bom ter algumas palhas de aço por perto. Elas podem iniciar o fogo, e funciona ainda melhor com a ajuda de uma bateria. Você pode usar alguns fios da palha para unir os terminais da bateria (positivo e negativo), provocando faíscas e obtendo fogo.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum método aqui mencionado? Conhecem mais alguma coisa que poderia ser acrescentada em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.