7 fatos sobre a Terra e outros planetas que você acreditava serem reais (mas eram falsos)

13/09/17 às 17h33

Quando o assunto é o espaço, muita gente já fica interessado, até porque, é sempre um ótimo assunto para se colocar em pauta. O universo em si é cheio de mistérios e a cada dia que se passa, novas descobertas são feitas. Recentemente foram encontrados diversos exoplanetas, por exemplo, alguns até maiores que a Terra! Enfim, o fato é que desde pequenos escutamos muitas coisas.

Algumas dessas coisas são realmente verdadeiras, porém, outras nem tanto. Existem muitos mitos que cercam a Terra, assim como outros planetas e o restante do espaço. Foi pensando exatamente nisso que separamos alguns equívocos e imprecisões que muita gente acredita ser a mais pura verdade. dá uma olhada!

1 - O sol é amarelo

Desde criança você provavelmente tem essa ideia. Nas tarefas da escola por exemplo, sempre que era preciso fazer um desenho, lá estava ele... Um grande sol amarelo. Bom, mas será que isso está certo? Enxergamos uma forte luz amarelada ou alaranjada no fim da tarde, por exemplo, mas o sol em si fornece luz branca.

Na verdade, a dispersão da luz do sol na atmosfera é a verdadeira responsável por enxergarmos o amarelo e até mesmo a cor azul do céu, em um efeito conhecido como dispersão de Rayleigh.

2 - Astrologia pode prever personalidades ou o futuro

Quem é que nunca se deparou com um anúncio fixado em um poste, por exemplo, falando de astrólogas que fazem amarração para o amor, preveem o futuro, e coisas do tipo? Tem por toda parte, principalmente agora que a simbologia dos signos parece estar mais em alta do que nunca. Bom, por mais que a astrologia de fato se proponha a fazer pequenas previsões relacionadas com o horóscopo, cientificamente, não existe nada comprovado e nunca conseguiram acertar desta forma.

No ano de 1985, um estudo que foi publicado na Revista Nature, reuniu os melhores astrólogos dos Estado Unidos para que juntos pudessem testar o poder de previsão de sinais astrológicos, mas os resultados também não levaram a lugar nenhum.

3 - A Terra é um círculo perfeito

Que isso é um mito pode até não ser novidade pra muita gente, porém, uma boa parte das pessoas ainda tem essa ideia. O Planeta Terra é ligeiramente achatado em seus polos e ainda existe certa protuberância no Equador, e é por isso que a velocidade de rotação no lugar é um pouco maior do que o restante do mundo.

4 - No verão a Terra fica mais próxima ao sol

Alguém já escutou isso em algum lugar? Acontece que muita gente acredita que quando o verão chega, e junto com ele também aquele calor infernal, é porque a Terra está mais perto do sol. Na verdade, acontece exatamente o contrário e nos posicionamos um pouco mais longe. Durante este período é mais quente porque nosso planeta está inclinado, fazendo com que a energia do sol nos atinja mais facilmente.

5 - A lua está bem perto da Terra

Existem dias em que olhamos para a lua e ela parece gigante, quase como se pudéssemos ir ao seu encontro e tocá-la. Isso faz muita gente pensar que ela está bem pertinho de nós, o que não é verdade. Ela orbita a cerca de 384.633.216 quilômetros de distância de nosso planeta, e uma viagem até lá poderia durar quase 20 dias.

6 - Nada é mais rápido que a luz

Por mais que a luz possa alcançar a incrível velocidade de 299.792.458 metros por segundo no vácuo, ela sofre alterações quando precisa ultrapassar outros objetos ou substâncias, por exemplo, se move cerca de 25% mais lenta através da água, ou 59% mais lenta através de um diamante, enquanto elétrons, nêutrons ou neutrinos são capazes de superar a velocidade da luz nesses casos.

7 - O espaço sempre é frio

Sempre temos a ideia de que o vácuo no espaço é um lugar bastante frio, mas acontece que isso depende muito do lugar do qual estamos falando. Se você estiver por exemplo, no ponto mais escuro do universo, chamado de vácuo do espaço, as temperaturas podem chega aos -270ºC! Porém, se o local for mais próximo ao sol, a temperatura pode alcançar os 121ºC. Esta instabilidade é que motiva os astronautas a usarem seus trajes espaciais na cor branca reflexiva.

E então pessoal, o que acharam? Compartilha suas ideias aí com a gente pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.