7 exercícios que vão testar quão rápido é o seu cérebro

13/09/17 às 17h43

Você é dessas pessoas que não conseguem guardar um nome à primeira vista, de jeito nenhum? Ou que estacionam em algum lugar e na hora de ir embora, esquece completamente onde foi? Pois é, muita gente passa por essas mesmas coisas todos os dias. Ao contrário do que muitos pensam, os problemas de memória não afetam apenas pessoas mais velhas, e dados comprovam que a cada dia que se passa pessoas jovens vem sofrendo com os mesmos problemas.

Por que não começar a exercitar seu cérebro desde já? Sem dúvida é a melhor prevenção para que você não continue sofrendo com isso, e chegue na flor da idade com a memória de um elefante! Existem por exemplo, inúmeros aplicativos ou jogos que podem ajudar nisso. Praticar alguns deles certamente é uma ótima escolha.

Pensando nisso, separamos abaixo 7 situações em que você poderá testar sua velocidade cerebral. Ficou curioso? Confere aí, e quem sabe, experimente algum deles!

1 - Jogue Sinestesia

Sinestesia é um jogo que realmente vai te fazer ter que exercitar e muito o cérebro. O objetivo é que você clique na alternativa que mostra a cor da palavra que aparece acima. A parte difícil é que a palavra é o nome de uma cor, sendo que é colorida com uma cor totalmente aleatória, sem contar que as opções na qual você precisa escolher a correta, tem muitas outras cores. Parece ser difícil, mas é um ótimo exercício mental.

2 - Matemágica também é um bom jogo

Já ouviu falar desse jogo? Outro excelente exercício para aguçar seu cérebro. Consiste em fazer com que você escolha a operação matemática (adição, subtração, divisão ou multiplicação) correta para completar a equação que aparece em sua tela. Além de testar sua agilidade, também dá pra revisar umas continhas de matemática.

3 - Leia um texto pelo espelho

Se você já teve a curiosidade de colocar um texto, uma frase, ou mesmo uma palavra de frente para o espelho, já percebeu que ela se inverte totalmente. Fica um pouco difícil ler o que está escrito, a menos que você já saiba do que se trata. Tente então pegar algo aleatório, vá para a frente do espelho e tente ler. Veja se você é mesmo rápido!

4 - Não use calculadoras

Quando saímos do ensino fundamental parece que esquecemos que é possível fazer contas sem a ajuda de uma calculadora. Nos acostumamos tanto que a usamos até mesmo para fazer contas simples, que não exigem muito esforço. Peça para que alguém vá formulando pequenas contas, e tente responder de forma correta e sem usar a calculadora, o mais rápido possível, por exemplo. É um excelente exercício!

5 - Faça sudoku

Você provavelmente já ouviu falar desse jogo. Ele apresenta um grid, composto por colunas horizontais e verticais, formando pequenos quadrinhos, e blocos maiores. Alguns quadros já são preenchidos com alguns números e a sua tarefa é preencher o restante com números de 0 a 9. O detalhe que dificulta tudo, é que os números não podem se repetir nem na mesma coluna, linha, ou bloco. Pegue um desses pra fazer e cronometre quanto tempo você gasta, é uma boa escolha!

6 - Veja filmes com legenda

Atualmente muita gente já até prefere assistir filmes e séries legendados, mas até pouco tempo atrás, poucos gostavam. Se você é desses que prefere ver tudo dublado, deixe essa mania pra lá pelo menos por um instante e tente acompanhar a história com a legenda. É preciso mais atenção e foco para conseguir o que se passa na trama desta forma, portanto, um ótimo jeito de testar sua agilidade mental!

7 - Jogar adedonha também é uma boa

Você sabe o que é adedonha? Bom, trata-se daquele jogo que as crianças costumavam brincar. Grupos eram formados, e todos repetiam juntos "adedonha" e em seguida, mostravam quantos dedos quisessem. Cada dedo era contado como uma letra do alfabeto, e quando terminasse, aquela seria a letra escolhida e os participantes deveriam dizer palavras que começassem com ela.

Pode parecer um jogo bobo, mas a verdade é que ele é excelente para testar sua memória e velocidade mental, sem contar que ainda é possível jogar com seus amigos e ajudá-los a se testarem também!

E então pessoal, o que acharam? Conhecem mais alguma forma de testar a agilidade mental que não foi mencionada por nós? Compartilha com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.