7 doenças que eram conhecidas por outros nomes até pouco tempo atrás

13/09/17 às 17h29

Quando o tema de uma conversa é doença, muita gente já dá um jeito de mudar logo de assunto. Acontece que ninguém gosta nem da possibilidade de pensar que pode ficar doente a qualquer hora. Bom, a verdade é que nossa história é marcada por várias doenças que assolaram determinada região, e levaram consigo milhares de pessoas. Quem é que não se lembra da antiga peste negra, por exemplo?

Enquanto a medicina trabalha em conjunto com a tecnologia, muitas coisas são descobertas, inclusive que certas ideias que se tem a respeito de algo, pode ser muito inadequado. Pensando nisso, separamos abaixo 7 doenças que até pouco tempo tinham outro nome, que por muitas vezes, pode não condizer muito bem com o que verdadeiramente se trata. Confere aí!

1 - Tuberculose, que antes era chamada de "consumo"

Os casos de tuberculose aparecem bem mais em países em desenvolvimento, e por mais que seja estranho chamar uma doença de "consumo" isso fazia referência a forma com que as pessoas costumam perder peso de forma grave, e também em como parecem ser realmente consumidas pela doença. Este foi um termo que apareceu pela primeira vez se referindo à doença, cerca de 460 a.C.

2 - Gonorreia, que antes era referida como "aplauso"

Por incrível que pareça, acreditava-se que o melhor tratamento para a gonorreia, era bater palmas. Faziam isso próximo à região da virilha, pois acreditavam que o ato expulsaria tudo de ruim da uretra. Bom, essa é uma das teorias que cercam o motivo do nome, mas ainda dizem que pode ser originada de uma palavra francesa, usada para se referir a um bordel, ou a um termo inglês, usado para definir "palpitar".

3 - HIV, que antes era chamado de GRID

Bom, não é novidade para ninguém que o HIV tempos atrás, era amplamente relacionado com os homossexuais, e acreditavam que apenas eles poderiam contrair. Próprio artigo publicado pelo New York Times, em 1982, fez declarações do tipo, mas reconheceu que alguns homens e mulheres heterossexuais também haviam contraído a doença, porém, eram usuários de drogas injetáveis, porém, o termo GRID era utilizada principalmente, pelo maior número de casos em homossexuais.

No mesmo ano, depois de alguns estudos, perceberam que se tratava de um vírus da imunodeficiência humana, podendo atingir a qualquer um, e perceberam que o melhor termo a ser usado era AIDS, e que mais tarde passaram a chamar também de HIV.

4 - Peste bubônica, que antes era chamada de "peste negra"

Essa foi uma praga que deixou muitas marcas em nossa história. Não se sabe ao certo quantas mortes foram provocadas pela doença, mas estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas morreram infectadas, no século 14. Foi uma doença que mexeu com o imaginário de muitos escritores, por exemplo que escreveram vários contos malucos, contando sobre corpos e corpos amontoados em cantos espalhados por cidades.

Por mais que tenha sido chamada de peste negra, as pessoas na época não sabiam que a doença era causada por pulgas de ratos negros, que costumavam viver por perto. Quando estes morriam, as pulgas precisavam de um novo hospedeiro... Atualmente, é chamada de peste bubônica, revelando os graves inchaços (ou bulbões) que podem ocorrer na região da axila, virilha ou mesmo do pescoço, sendo sinal de uma grave infecção.

5 - Epilepsia, antes chamada de "doença da queda"

Bom, já dá pra imaginar o motivo de a doença ser chamada assim. Acreditavam ainda que a causa das crises, era algum tipo de histeria, insanidade, ou mesmo possessão demoníaca. Por isso, também era descrita como "doença sagrada", pois era considerada como um ato sobrenatural proveniente de maldições de deuses ou demônios.

Mais tarde, depois de estudos sobre a doença, puderam afirmar que não se tratava de nenhuma ação sobrenatural, e que era algo de origem do próprio corpo humano.

6 - Edema, antes chamado de "dropsy"

Bom, a palavra "dropsy" é originária da palavra "hidropisia", mas não se sabe ao certo o que ela significa. O fato é que a palavra referia-se ao anormal acúmulo de líquidos em determinada região do corpo, mas atualmente, determina-se que o termo mais apropriado seja "edema", palavra de origem grega.

7 - PTSD, que antes era chamado de "trauma pós guerra"

PTSD é a sigla para o distúrbio chamado atualmente de transtorno de estresse pós-traumático, que uma pessoa pode desenvolver depois de passar por situações extremas. É algo que foi muito relacionado a traumas de combate, e é exatamente por isso que seu nome anterior o definia exclusivamente, como se fosse um mal que só poderia ser sofrido por alguém que participou de guerras.

Acreditavam que era uma lesão cerebral causada por força explosiva, mas após estudos, concluíram que era muito mais uma consequência da exposição a cenas de horror, do que de alguma arma militar.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam disso? Conhecem alguma outra doença que teve seu nome mudado e que não poderia ter faltado em nossa lista? Compartilha aí com a gente, pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.