7 dicas para você sobreviver na faculdade

13/09/17 às 18h31

Entrar para a faculdade é um sonho de milhões de jovens espalhados pelo mundo todo, e se atualmente você está no ensino médio, talvez já esteja se preparando para esta nova fase da sua vida. É realmente muito bom estar em uma universidade e se especializar em algo que te agrade, porém existe um velho ditado usado entre os universitários que diz algo mais ou menos assim: Se você acha difícil entrar, imagine sair...!

Bom, isso pode ser verdade mesmo. Depois que você entra em uma faculdade precisa aprender a lidar com um monte de gente nova e coisas no qual não estava acostumado antes. Não pense que vai ser fácil não! Pensando nisso, separamos abaixo 7 dicas que podem te ajudar a sobreviver seus 4 ou 5 anos em uma faculdade, confere aí!

1 - Esteja certo sobre o curso que escolheu

Pode ser que você conheça alguém que já trocou de curso mil vezes, e se não conhece, assim que entrar na faculdade é bem possível que acabe se sentando ao lado de alguém que já passou por isso, e é novato em um curso pela décima vez. Por mais que seja difícil ter certeza sobre o que fazer, a melhor dica do mundo pode ser a seguinte: faça algo que tem a ver com você!

Embora não saiba ao certo se é aquilo que quer, com certeza vai ser mais fácil se acostumar caso o curso envolva matérias que sempre gostou, por exemplo. Sobreviver aos dias de universitário vai se tornar mais agradável fazendo desta forma.

2 - Guarde um dinheirinho para as xerox

Acredite, 10 centavos se transformam em 100 reais em questão de segundos! Não entendeu? Bom, acontece que quando se está na faculdade, é preciso sempre tirar mil xerox por dia e pode até ser que separadamente, não seja tão caro assim, mas experimente multiplicar 10 centavos por 100 páginas de uma apostila a cada semana... Ainda não acha que é muito? Pois é... Só mesmo vivendo isso para saber como é, mas fica a dica!

3 - Conheça seus limites

Pode  ser que no início da faculdade você tenha aquela vontade de ser produtivo, de ir em busca do desconhecido e coisas do tipo, mas saiba sempre se limitar, pois você pode acabar se perdendo em meio a tanto conteúdo ou ficar exausto de forma desnecessária.

Da mesma forma, com o passa do tempo a tendência é que simplesmente deixe as coisas rolarem, fique mais relaxado... Aí já é hora de se impor limites também, pois pode ser que você não seja mentalmente e fisicamente capaz de entregar aquele TCC dentro do prazo, sabe...?!

4 - Se torne amigo dos professores

Sem dúvida, esta é uma ótima dica, e sim, pode ser que tenham segunda intenções por trás dela. Desde o ensino fundamental sempre tivemos aquela sensação de que os professores ficam de marcação, não é mesmo? Na faculdade, um bom caminho para evitar isso (e acredite, você vai querer evitar) é se tornando amigo dos professores. Mas também é claro que esta é uma ótima oportunidade para aprender mais, ou conseguir aquela vaga de estágio que tanto sonha... Pode render muita coisa!

5 - Evite deixar para entregar os trabalhos acadêmicos em cima da hora

Uma mania que cerca grande quantidade de universitários é essa de deixar tudo pra última hora. A melhor coisa a fazer é evitar ao máximo essa situação, até porque, julgamos que você não vai querer sacrificar suas madrugadas para resolver um trabalho de faculdade, sendo que poderiam ser melhor aproveitadas de outras formas... Se quiser sobreviver a esses anos, também é bom não ficar perdendo notas, pense sempre nisso!

6 - Se divirta

Nunca se esqueça que precisa se divertir! Muita gente acaba virando um robô quando entra na faculdade e se limita até demais. Uma das melhores coisas é participar das festinhas organizadas pelos alunos, encher a cara mesmo e pensar que o amanhã não existe. As vezes fazer isso faz bem, o que não dá é pra cair nessa todo fim de semana, até porque, assim como dissemos no item 2, é bom guardar um dinheirinho para as xerox também!

7 - E o mais importante de tudo: Vá para as aulas!

Claro que este item não poderia faltar em nossa lista. Parece óbvio? Bom, então você realmente não entende muito sobre como é ser um universitário. Quem já passou por isso sabe que a cada dia que se passa, a vontade de frequentar as aulas vai diminuindo e qualquer coisa pode se tornar mais interessante, por mais que você adore o curso que escolheu, certamente ainda passará por algumas fases assim. Aí você vai acumulando faltas e mais faltas, e quando percebe, já perdeu o semestre. Fica ligado!

E então pessoal, o que acharam? Acrescentariam mais algum item em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos cometários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.